Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Araguaína, DPE Participa de Projeto em Escolas Sobre Diversidade Racial e Consciência Negra

Data do post: 17/11/2017 15:24:21 - Visualizações: (1429)

De maneira bem criativa, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) leva informações sobre direitos dos cidadãos às crianças, com abordagem pedagógica em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado a cada 20 de novembro. 

Defensoria Pública-TOProduzido pela DPE em Araguaína, no Norte do Estado, o folder informativo tem como tema “Não pode pagar um advogado? A Defensoria Pública pode ajudar você”, e apresenta personagens infantis em um enredo leve que mostra a importância de todos conhecerem sobre direitos e respeito.

No folder, de modo educativo e atrativo ao público infantil, a DPE-TO destaca seu papel institucional em defesa individual em casos de discriminação, bem como informa que realiza ações preventivas para que a sociedade avance nas relações sociais, de modo que a diversidade, entre elas, a racial, seja respeitada por todos.

A proposta é conscientizar os futuros cidadãos e, ainda, mostrar às crianças a atuação da Defensoria, formando multiplicadores da missão da instituição, que é a de levar acesso à Justiça aos cidadãos.

Para o coordenador do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (NUAmac) de Araguaína, defensor público Sandro Ferreira, idealizador do folder, o material contribui para a formação de sujeitos de direitos. O material está sendo utilizado em um projeto desenvolvimento pelo NUAmac Araguaína em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os diálogos no enredo dos personagens do folder foram criados pela pedagoga Gislene Moreira. Já a ilustração e revisão do material foram realizados pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da DPE-TO.

Projeto

Os folders informativos foram utilizados em atividades extracurriculares por escolas municipais de Araguaína, em parceria com a Secretaria de Educação. Nesta sexta-feira, 17, a partir das 17 horas, a Escola Municipal Manoel Lira, no setor Nova Araguaína, realizará apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos. No sábado, 18, as apresentações também acontecerão em outras escolas municipais, sendo elas: Escola Luiz Gonzaga, no setor Costa Esmeralda; Escola Simão Lutz, no setor Araguaína Sul.      

Na segunda-feira, dia 20, haverá apresentação na DPE-TO, em Araguaína, das atividades realizadas pelos alunos da Escola Municipal Luiz Gonzaga, do setor Costa Esmeralda.

Fonte: Defensoria Pública-TO