Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa Encerra Dia 10

Data do post: 06/12/2017 17:34:03 - Visualizações: (191)    Imprimir

O prazo da prorrogação da campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 10 de dezembro, já a declaração do ato que pode ser feita até 10 dias após a compra da vacina, segue até o dia 20 de dezembro. 

Adapec TocantinsO período da campanha ocorreu entre os dias 1º e 30 de novembro, porém foi estendido visando atender as solicitações dos produtores rurais prejudicados pelo longo período de estiagem, que teria debilitado os animais. Cerca de 4 milhões de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idade, serão envolvidos nesta etapa.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, acredita que com a extensão do prazo todos tiveram mais tempo para se organizarem. “Foi um caso atípico que precisou da nossa atenção, para que a saúde do rebanho fosse priorizada e continuássemos a garantir a manutenção do status sanitário livre da enfermidade”, enfatiza acrescentando que todos os produtores rurais que tenham rebanho, mesmo que não esteja em idade vacinal da campanha, terá que atualizar a ficha cadastral na Adapec, munido da carta-aviso.  

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende, para garantir a eficácia da vacinação, o produtor deve manter a vacina em caixa de isopor com gelo até o momento da aplicação, trocar a agulha a cada 10 aplicações e utilizar a dose de 5ml por animal. “Orientamos para que a aplicação seja feita na “tábua do pescoço”, preferencialmente à sombra”, destaca.

Na primeira etapa da campanha realizada em maio, deste ano, o índice vacinal foi de 99,54% do rebanho estimados em 8,7 milhões de bovídeos.

Multas

A multa para quem deixar de vacinar os bovídeos é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, ter sua ficha cadastral bloqueada e impedindo de movimentar os animais.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Após Protestos dos Caminhoneiros, Petrobras Reduzirá Preços de Diesel e Gasolina nas Refinarias a Partir de Quarta-feira

Foto da notícia

Data: 22/05/2018 12:44:49 - Visualizações: 1397

Notícias Relacionadas

23/05/2018
Pedido de Crédito Suplementar Para a Redesat é Encaminhado à CCJ

23/05/2018
Tribunal do Júri Condena Homem a 11 Anos Por Homicídio Qualificado e Ocultação de Cadáver

23/05/2018
Deputada Amália Santana Retorna ao Legislativo

23/05/2018
Audiência de Custódia: Grupo de Trabalho Discute Expansão do Projeto no Tocantins

23/05/2018
Kátia Abreu Reza com Dom Romualdo, Recebe Bênção Episcopal e Promete Atender Solicitações

23/05/2018
Inaugurado Centro de Reinserção de Detentos ao Mercado de Trabalho

Todas as Notícias