Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa Encerra Dia 10

Data do post: 06/12/2017 17:34:03 - Visualizações: (124)    Imprimir

O prazo da prorrogação da campanha de vacinação contra febre aftosa termina dia 10 de dezembro, já a declaração do ato que pode ser feita até 10 dias após a compra da vacina, segue até o dia 20 de dezembro. 

Adapec TocantinsO período da campanha ocorreu entre os dias 1º e 30 de novembro, porém foi estendido visando atender as solicitações dos produtores rurais prejudicados pelo longo período de estiagem, que teria debilitado os animais. Cerca de 4 milhões de bovinos e bubalinos, com até 24 meses de idade, serão envolvidos nesta etapa.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo, acredita que com a extensão do prazo todos tiveram mais tempo para se organizarem. “Foi um caso atípico que precisou da nossa atenção, para que a saúde do rebanho fosse priorizada e continuássemos a garantir a manutenção do status sanitário livre da enfermidade”, enfatiza acrescentando que todos os produtores rurais que tenham rebanho, mesmo que não esteja em idade vacinal da campanha, terá que atualizar a ficha cadastral na Adapec, munido da carta-aviso.  

De acordo com o responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, Márcio Rezende, para garantir a eficácia da vacinação, o produtor deve manter a vacina em caixa de isopor com gelo até o momento da aplicação, trocar a agulha a cada 10 aplicações e utilizar a dose de 5ml por animal. “Orientamos para que a aplicação seja feita na “tábua do pescoço”, preferencialmente à sombra”, destaca.

Na primeira etapa da campanha realizada em maio, deste ano, o índice vacinal foi de 99,54% do rebanho estimados em 8,7 milhões de bovídeos.

Multas

A multa para quem deixar de vacinar os bovídeos é de R$ 5,32 por animal e R$ 127,69 por propriedade não declarada. Além disso, ter sua ficha cadastral bloqueada e impedindo de movimentar os animais.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Está em Brasília em Busca de Recursos Para Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 22/02/2018 23:10:17 - Visualizações: 77

Notícias Relacionadas

22/02/2018
Mulheres em Campo Acontece no Município de Ponte Alta do Bom Jesus

22/02/2018
Ex-chefe de Residência Rodoviária do Dertins e Uma Empresa São Alvo de Ação do MPE Pela Prática de Improbidade Administrativa

22/02/2018
Ação Conjunta da Polícia Civil do Tocantins e da PM do Distrito Federal Resulta na Prisão de Suspeito de Estupro de Vulnerável

22/02/2018
MPE Ajuíza Ação Para Regularizar Transporte Escolar no Município de Centenário

22/02/2018
'O Campo na Classe Média no Tocantins' no Município de Couto Magalhães

22/02/2018
Corregedoria Geral da Justiça Regulamenta Atuação dos Agentes de Proteção da Infância e Juventude no Tocantins

Todas as Notícias