Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Instituições Reafirmam Parceria em Evento Alusivo ao Dia Internacional de Combate à Corrupção

Data do post: 08/12/2017 12:51:07 - Visualizações: (991)

Em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, os órgãos que atuam na área de controle das contas públicas reuniram-se nesta quinta-feira, 7, em Palmas, para reafirmar a continuidade do trabalho em conjunto e para conclamar os cidadãos a contribuírem com as ações de combate à corrupção, exercendo o chamado “controle social” da gestão pública.

Ministério Público-TOEstiveram presentes integrantes do Ministério Público Federal (MPF). Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Receita Federal e Defensoria Pública do Estado.

Da parte do MPE, o Promotor de Justiça Edson Azambuja considerou que o combate à corrupção é uma luta árdua e diária, que nunca pode ceder espaço ao desânimo. “A vida de quem trabalha nesta área é feita de enfrentamentos”, acrescentou.

Sobre este trabalho, Azambuja citou resultados, apontando que o MPE instaurou este ano cerca de 3.600 procedimentos investigativos, ajuizou 89 ações civis públicas por ato de improbidade e conseguiu a determinação do bloqueio judicial de mais de R$ 600 milhões apenas em um grupo de ações que questionam irregularidades na execução de pontes e de outras obras públicas.

Ministério Público-TOAzambuja destacou que o MPE, assim como a Promotoria de Justiça da qual ele está à frente, vem atuando com ênfase temas como a fiscalização de contratos públicos e de fraudes a licitações, preenchimento de cargos públicos por servidores concursados e efetivação de portais da transparência.

Também representando o MPE, o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Apoio às Promotorias do Patrimônio Público e Criminal (Caocrim), Promotor de Justiça Vinícius de Oliveira e Silva, avaliou que o Brasil está despertando para uma nova realidade, graças a um conjunto de ações investigativas, do qual a operação Lava Jato é a mais notável. Para ele, este momento pode vir a representar o resgate dos direitos fundamentais da população, que atualmente são negados tendo no desvios de recursos públicos um dos principais motivos.

Controle social

Ministério Público-TOEnquanto instrumento que podem ser utilizados pelos cidadãos para o controle social da gestão pública, foram apresentados, além dos portais da transparência, os sites Simec Transparência e Sismob, que permitem fiscalizar a execução de obras públicas financiadas com recursos do FNDE e do Ministério da Saúde, respectivamente.

Os sites possibilitam acompanhar as obras realizadas em cada município brasileiro e podem ser acessados nos endereços eletrônicos http:simec.mec.gov.br/painelObras e http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/sismob, respectivamente.

Outra ferramenta apresentada são os observatórios sociais, de âmbito municipal, que reúnem cidadãos voluntários e fiscalizam a gestão pública – em especial as ações das prefeituras e câmaras municipais. No Brasil, existem 65 observatórios funcionando. O da cidade de Palmas possui 65 voluntários.

Fonte: Ministério Público-TO