Prefeitura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Tocantinópolis Realizam Fórum do Lixo e Cidadania

Data do post: 11/12/2017 02:54:08 - Visualizações: (711)    Imprimir

Considerando a necessidade de criar diretrizes para a gestão ambiental em relação a uma política de resíduos sólidos que garanta o futuro e a sustentabilidade no município, a Prefeitura de Tocantinópolis, por meio da Secretaria Municipal Administração, Finanças e Meio Ambiente, em parceira com o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), promoveu na última terça-feira (5), na Diretoria Regional de Educação, o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

Foto: Dirceu LenoO evento além de discutir a destinação correta do lixo e a valorização e inserção social dos catadores, propôs ações para a elaboração de metas a serem realizadas e planejadas para o desenvolvimento sustentável, apontado as especificidades de Tocantinópolis bem como propondo ações de valorização e inserção da comunidade quanto à destinação correta dos resíduos sólidos.

Durante o encontro, o coordenador da Limpeza Pública Municipal, Emivaldo Aguiar, ressaltou que o município tem se esforçado quando os problemas e o manejo dos resíduos sólidos, em conformidade com os fóruns nacional e estadual Lixo e Cidadania, destacando que a Prefeitura faz um trabalho de limpeza na cidade desde a manutenção em praças, cemitérios, coleta de resíduos orgânicos nos caminhões coletores, coleta do lixo hospitalar, recolhimento de entulhos e restos de materiais de construção, mecânicos e galhadas.

Foto: Dirceu Leno“É um trabalho complexo que exige além de dinâmica, uma equipe bastante eficiente para atender toda a demanda do município. Além da zona urbana, atendemos ainda a zona rural, e também cerca de 40 aldeias. Temos uma equipe composta de aproximadamente 80 pessoas que se revezam nos períodos diurno e noturno, fazendo um serviço de muita qualidade. Sabemos que ainda precisamos melhorar, e para anteder as necessidades do município, o Governo Municipal está se esforçando a cada dia para que essas demandas sejam atendidas”, informou Emivaldo.

O vereador e inspetor do Naturatins, Lamarck Pimentel, disse que é preciso o município discutir essa questão, por ser um problema comum não apenas no Brasil e Tocantins, mas sim um problema global, pois onde existe a presença do ser humano existe a produção de resíduos sólidos e do lixo. “O fórum em linhas gerais busca produzir um diálogo coletivo para que as diversas entidades que representam o município apresentem alternativas a esse esforço que muitas das vezes ficam sobrecarregadas em cima do poder público, mas que também é de responsabilidade de todos nós”, disse.

Foto: Dirceu LenoEntre os temas abordados durante o encontro, estavam a coleta seletiva, criação do aterro sanitário e associação de catadores. “O primeiro passo que a ser implantado antes de qualquer ação e medida, é começarmos a trabalhar nós seres humanos. É dever do Poder Público entrar em várias frentes de caráter ambiental, todavia, se a nossa comunidade não se conscientizar da importância dessa causa, nós não chegaremos a lugar algum. Então esse não é um trabalho que envolve somente o poder público ou determinados seguimentos da sociedade, essa é uma temática que envolve toda a sociedade, somente assim chegaremos ao nosso objetivo. Portanto, deveremos sair daqui tendo a consciência de que temos que envolver toda a sociedade para juntos fazermos um trabalho de cidadania”, destacou o secretário do Meio Ambiente, Delvani Souza.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

PM de Tocantinópolis Prende Foragido da Justiça Enquanto Estava na Porta de Casa

Foto da notícia

Data: 19/09/2018 16:27:50 - Visualizações: 2246

Notícias Relacionadas

19/09/2018
PM de Tocantinópolis Prende Foragido da Justiça Enquanto Estava na Porta de Casa

15/09/2018
Vândalos São Presos Após Cortar Palmeiras Plantadas na Rua XV de Novembro em Tocantinópolis

13/09/2018
Homem é Preso Pela Polícia Militar Por Dirigir Embriagado em Tocantinópolis

13/09/2018
Policiais Militares Participam de Palestras na 5ª CIPM de Tocantinópolis

10/09/2018
Diocese de Tocantinópolis Realiza 3ª Jornada da Juventude

09/09/2018
Câmara Municipal de Tocantinópolis Promove Audiência Pública em Prevenção ao Suicídio

Todas as Notícias