Secretarias de Saúde e Educação de Tocantinópolis Traçam Estratégias do Programa Saúde na Escola

Data do post: 11/12/2017 11:58:33 - Visualizações: (983)    Imprimir

O secretário municipal de Saúde, Jair Aguiar, esteve reunido com a secretária municipal de Educação e Cultura, Cristiane Rosa, na tarde desta sexta-feira (8), para discutir e fortalecer as atividades previstas no PSE (Programa Saúde na Escola), para o ano de 2018. 

Dirceu LenoO encontro teve a participação das coordenadoras da Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica, Elizângela Fernandes e Maria Vandecy, respectivamente.

As tratativas elencadas pelas pastas, buscam traçar estratégias e iniciar o mapeamento das ações a serem desenvolvidas no ano próximo. A maior parte das áreas de atuação já estão sendo contempladas, porém, novas práticas poderão ser implantadas e as já existentes terão reforço. Ampliar a atenção do aluno, numa visão intersetorial, gerando benefícios à família e à sociedade é um dos objetivos do programa.

O encontro além de propor a definição de um cronograma de atividades a serem realizadas pelas unidades escolares, predefiniu a realização de um Concurso de Redação, onde os educandos terão a missão de produzir um texto sobre o Aedes aegypti. O concurso premiará as melhores composições relativas à temática.

Grande parte das 12 atuações destacadas no termo de compromisso do PSE contemplam o próprio Projeto Político Pedagógico (PPP), bem como as atividades extracurriculares desenvolvidas pelas escolas. No entanto, para que as ações consigam efeitos satisfatórios, é necessário a presença do profissional de saúde, onde este além de propor maiores informações acerca da temática, enriquecerão o trabalho desenvolvido na comunidade escolar.

Um exemplo é a Saúde Bucal, que é promovida ao longo dos semestres. Informações de combate e prevenção aos vetores (principalmente o Aedes aegypti) também chega às escolas de Tocantinópolis, por meio de campanhas que envolvem tanto as equipes da Unidades Básicas de Saúde, quanto a Coordenação de Vigilância Epidemiológica.

As outras atuações preconizadas estão nas áreas de promoção das práticas corporais, atividade física e lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes.

O programa prevê ainda a identificação de alunos com possíveis sinais de agravos de doenças; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. O PSE atua também na promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração, além de prevenção de DSTs/AIDS. Todas as ações são desenvolvidas conforme a faixa etária.

Em função das práticas já existentes, as Secretarias Municipais de Saúde e Educação trabalham agora no mapeamento de outras intervenções a serem desenvolvidas e na coleta de informações com educadores e profissionais de saúde, para que as demandas necessárias sejam atendidas e fortalecidas.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Locutor Fhayne Costa é Acusado de Atropelar e Matar Mulher Grávida, Além de Fugir do Local Sem Prestar Socorro às Vitimas

Foto da notícia

Data: 17/01/2018 01:02:42 - Visualizações: 8707

Notícias Relacionadas

20/01/2018
Programa de Tratamento Fora de Domicílio é Tema de Audiência Pública em Tocantinópolis

20/01/2018
Prédio da Prefeitura de Tocantinópolis Passa por Reforma e Adequações

20/01/2018
Aposentada de Tocantinópolis Receberá Indenização do Banco Itaú BMG por Empréstimo Não Autorizado

19/01/2018
Assistência Social de Tocantinópolis Informa que o Prazo Para Atualizar Dados do Cadastro Único Termina Nesta Sexta-feira (19)

18/01/2018
Audiência Pública em Tocantinópolis Abordará o Planejamento e Execução do Programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) de Tocantinópolis

17/01/2018
Locutor Fhayne Costa é Acusado de Atropelar e Matar Mulher Grávida, Além de Fugir do Local Sem Prestar Socorro às Vitimas

Todas as Notícias