Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MPF/TO e Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu Realizam Reunião

Data do post: 12/12/2017 15:04:40 - Visualizações: (793)

O objetivo da reunião foi tratar sobre o projeto de lei que pode ameaçar a fonte de renda das famílias quebradeiras de coco.

Ministério Público Federal-TOO Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO) realizou na última quarta-feira, 06, uma reunião em caráter de urgência com as representantes do Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), com a presença do procurador da República Álvaro Lotufo Manzano. O movimento solicita apoio contra o Projeto de Lei Estadual 194/2017 que altera o manejo, transporte e uso do fruto.

Publicado no diário da Assembleia Legislativa do Tocantins no dia 30 de outubro, o novo projeto modifica a lei nº 1.959, de agosto de 2008, na qual estabelece diretrizes disciplinatórias quanto a queima, derrubada e uso produtivo do coco babaçu no Estado. A nova proposta do deputado estadual José Bonifácio, autoriza a queima do coco babaçu para produção de carvão e a comercialização interestadual do produto inteiro, ou in natura, além de liberar a carbonização das amêndoas e do mesocarpo do fruto.

O movimento composto por quebradeiras dos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará, se reuniu na Procuradoria da República no Tocantins em busca de apoio para a mobilização no combate ao novo projeto de lei e também por demandas reivindicatórias por políticas públicas que possam garantir melhores condições de vida e trabalho às quebradeiras de coco babaçu.

Após a reunião o procurador do Meio Ambiente, Patrimônio Cultural, Índios e Comunidades Tradicionais, Álvaro Lotufo Manzano expediu nota técnica, sustentando a inconstitucionalidade do Projeto em tramitação na Assembleia Legislativa, por afronta ao artigo 216 da Constituição Federal, que determina ao Poder Público a proteção ao patrimônio cultural brasileiro, onde abrange os modos de fazer, criar e viver de todos os grupos formadores da sociedade brasileira.

Clique aqui para ver a íntegra da nota.

Fonte: Ministério Público Federal-TO