Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Justiça Restaurativa: Reunião Discute Termo de Cooperação Interinstitucional

Data do post: 13/12/2017 14:06:27 - Visualizações: (796)

Em reunião realizada nesta terça-feira (12/12), entre Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Segurança Pública, Secretaria Estadual de Cidadania e Justiça, Secretaria Estadual da Educação, Ministério Público do Tocantins, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho da Comunidade e Prefeitura Municipais de Palmas, Araguaína e Gurupi, foi apresentada a minuta do termo de Cooperação Interinstitucional que visa implementar e expandir as Práticas da Justiça  Restaurativa no âmbito da Execução Penal. 

Tribunal de Justiça-TOO intuito é dar validade ao modelo restaurativo de Justiça, promovendo intervenções amigáveis, bem como na aprendizagem e transformação direta das pessoas envolvidas em crimes e conflitos.

Para o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado do Tocantins, juiz Antônio Dantas, a Justiça Restaurativa não exclui a Justiça tradicional, elas se complementam. “A Justiça tradicional desencadeia a culpa, imposição de penalidades, situações que são necessárias durante o processo, mas a Justiça Restaurativa promove responsabilidade, encontro, diálogo e reparação do dano. A beleza da Justiça Restaurativa está na prevenção. Queremos trabalhar a prevenção com diversas instituições, como a escola e a comunidade em geral, para que esse público não chegue a cometer nenhum crime”, ponderou.

Tribunal de Justiça-TO“E se chegar ao Judiciário iremos trabalhar com as práticas restaurativas, mostrando para essas pessoas as causas que os levaram a cometer os delitos e as consequências que aquele indivíduo causou para si, para a vítima e para a comunidade”, ressaltou o magistrado.

A Política Nacional de Justiça Restaurativa no Poder Judiciário do Tocantins segue as diretrizes da Resolução n. 225 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já é desenvolvida na comarca de Araguaína por meio do projeto de aplicação dos círculos de Justiça Restaurativa de construção de paz, criado pela 2° Vara Criminal e Execuções Penais. A intenção é expandir por todo o estado para que haja uma promoção da aprendizagem social decorrente da superação não violenta de conflitos.

A assinatura do termo de Cooperação Interinstitucional deverá ocorrer no início do ano que vem.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO