Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Em Tocantinópolis, PROERD Forma Primeira Turma de Indígenas do Estado do Tocantins

Data do post: 15/12/2017 14:23:19 - Visualizações: (2525)

Na noite de ontem (14/12/2017), foi realizada a cerimônia de formatura dos alunos dos 5º anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - PROERD, na cidade de Tocantinópolis.

5ª CIPM-Tocantinópolis

A Cerimônia Da 18ª Formatura do PROERD ocorreu na quadra da Escola Paroquial Cristo Rei, onde 383 alunos dos 5º anos das Escolas Paroquial Cristo Rei, Nossa Escolinha, Escolas Municipais Aldenora Alves Correia, Antônio Farias, Alto da Boa Vista ll, Walfredo Campos Maia e da Escola Estadual Tekatô da Aldeia Mariazinha receberam o certificado de conclusão do curso PROERD.

5ª CIPM-TocantinópolisEstiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Tocantinópolis Paulo Gomes de Sousa, o Cap QOPM Leonardo Amorim Teixeira – Coordenador Operacional do Programa, que veio de direto de Palmas para prestigiar a formatura, José Kunduka Ribeiro Corredor – Cacique da Aldeia Indígena Mariazinha, e o Comandante da 5ª CIPM Major Fioravan Teixeira Silveira, além de outras autoridades indígenas, Militares, Secretários, Vereadores, Diretores de escolas, Professores, pais e alunos. Algumas autoridades presentes receberam o certificado de “Amigos do PROERD”, ofertado pelo comando da 5ª CIPM, entre eles: o Dorismar Carvalho de Sousa – Diretor Regional de Ensino, Cristiane de Oliveira Rosa – Secretária Municipal de Educação, José Kunduka Ribeiro Corredor, Eleny Araújo Pinho da Silva – Vice-Prefeita, Thiago Daniel de Morais – Delegado Regional da Polícia Civil, Dianslei Gonçalves Santana – Defensor Público da Vara Criminal de Tocantinópolis, Adonato Cavalcante da Silva – Empresário Presidente do Grupo Eletrosilva, Paulo Gomes de Souza – Prefeito Municipal de Tocantinópolis e o 2º SGT Raimundo Soares da Silva – EX Instrutor do PROERD;

Essa foi a primeira vez que o programa atendeu uma turma de alunos indígenas no Estado do Tocantins. Durante o curso, os alunos vieram uma vez por semana da aldeia até a sede da Diretoria Regional de Ensino em Tocantinópolis, onde foram realizadas as aulas, com duração de 01h30. Nas aulas os alunos tiveram a oportunidade de aprender os riscos de se envolver com entorpecentes, bebidas alcoólicas e violência, os alunos 5ª CIPM-Tocantinópolistambém desenvolveram atividades coletivas para incentivá-los a participarem das aulas. Para reforçar as lições, os instrutores também estimulam a amizade, o respeito, o trabalho em equipe e a valorização dos bons relacionamentos.

O Comandante da 5ª CIPM falou da alegria que sentiu ao proporcionar ao PROERD trabalhar com alunos indígenas, sendo esse um momento ímpar e sonho antigo da 5ª CIPM e com a implantação desse projeto piloto, a intenção é dá continuidade ao Programa atuar em mais aldeias da cidade. O Comandante avaliou de forma positiva a implantação do projeto em uma comunidade indígena pela primeira vez no Estado do Tocantins.

As autoridades que estiveram prestigiando a diplomação dos formandos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa, que muito tem contribuído para a formação do caráter e para a elevação do sentimento de amor próprio, de respeito consigo mesmo e para com a sociedade por parte de nossos jovens, bem como para que eles, por si mesmos, assumam a responsabilidade de se manter longe das drogas e da violência.

O PROERD já formou mais de 12.000 alunos das redes municipais, estaduais, conveniadas e particulares na 5ª CIPM desde 2005 quando o programa foi implantado na unidade.

Fonte: 5ª CIPM- Tocantinópolis