Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes Participa da 18ª Formatura do Proerd

Data do post: 16/12/2017 17:47:08 - Visualizações: (2328)

Na noite da última quinta-feira (14), o prefeito Paulo Gomes (PSD), acompanhado da primeira-dama, Priscila Lutiane, participou da 18ª Formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). 

Dirceu LenoA cerimônia aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Paroquial Cristo Rei, e contou com a presença de autoridades políticas, civil e militar, diretores, coordenadores e professores, empresários e comunidade em geral, para prestigiarem os estudantes dos 5º anos das escolas municipais e estaduais de Tocantinópolis.

Aos alunos que tiveram melhor avaliação contextual relativa ao tema proposto na redação sobre a prevenção contra às drogas, a Prefeitura premiou os finalistas com uma bicicleta novinha. Ao todo, 383 alunos das Escolas Municipais Antônio Farias, Alto da Boa Vista II e Walfredo Campos Maia, Paroquial Cristo Rei, Centro Educacional Nossa Escolinha, Aldenora Alves Correia, XV de Novembro e Tekator da Aldeia Mariazinha, tiveram a oportunidade de receber a certificação de conclusão do Proerd.

A novidade deste ano foi a primeira turma de estudantesindígenas formada no Tocantins. 22 alunos da Aldeia Mariazinha receberam a certificação. Durante as aulas, os alunos tiveram a oportunidade de aprender os riscos de se envolver com entorpecentes, bebidas alcoólicas e violência, além de desenvolveram atividades coletivas para incentivá-los a participarem das atividades escolares. Para reforçar as lições, os instrutores também estimulam a amizade, o respeito, o trabalho em equipe e a valorização dos bons relacionamentos.

Durante seu pronunciamento, o prefeito Paulo Gomes além de parabenizar a Polícia Militar pelo comprometimento com as crianças, chamou a atenção dos pais quanto ao cuidado educacional atuante na vida dos filhos. “Vivemos num momento importante, numa briga e num obstáculo social, que é o enfrentamento das drogas. A parceria do Estado, PM, da Prefeitura, dos professores e das igrejas é importante nessa luta, mas vejo uma sociedade que entrega seus filhos ao poder público e esquece de dar o carinho e a educação necessária. Só podemos enfrentar essas dificuldades se tivermos a família presente, o pai e a mãe fazendo parte dessa educação”, destacou o prefeito dizendo que vê as crianças como o futuro da nossa sociedade, mas para isso é necessária uma base sólida para termos futuro grandioso.

Dirceu LenoO delegado Tiago Daniel ressaltou que sempre é uma honra participar do evento, pois o momento é tão importante quanto para os pais e crianças como também para as famílias e a sociedade como um todo. “Nós das polícias Civil e Militar estamos nas ruas tentando diminuir o número de pessoas que vendem drogas, e isso é uma briga desleal. Tiramos uma pessoa hoje e amanhã já aparece outra para substituir. A partir do momento que colocarmos na cabeça das pessoas, e principalmente das crianças, que as drogas não trazem coisas boas e diminuir o número de usuários que vão consumir esse produto, o nosso trabalho vai valer a pena, vai ser recompensado. Quanto mais crianças ficarem longe das drogas, a felicidade dessas crianças, das famílias e desses pais e de toda a cidade vai ser sempre maior”, disse.

Foi com grande alegria que o capitão e coordenador operacional do Proerd, Leonardo Amorim Teixeira participou da formatura. Segundo ele, está sendo um marco para a Polícia Militar da cidade de Tocantinópolis e para o estado do Tocantins, pois formou a primeira turma de indígenas no Dirceu LenoProerd. “Estamos formando 383 alunos, destes, 22 são indígenas. Estamos orgulhos desse momento e desse marco para o nosso estado. Parabéns ao prefeito Paulo Gomes pelo investimento naquilo que é mais importante numa cidade, que é a prevenção, a vida das nossas crianças, com o compromisso com as famílias, e a formação e educação, isso muito dignifica a gestão nessa cidade”, destacou.

Leonardo disse ainda, que o Proerd tem trabalhado ao longo de 15 anos no Estado do Tocantins com o propósito de erradicar as drogas e diminuir a violência. “Nosso sonho é andar pela cidade e região e não ver furtos, não ver drogas, não ver violência. Esse é o sonho da PM e do Proerd, por isso estamos nas escolas e estamos investindo nas crianças, nas famílias e na formação, pois acreditamos que juntos e de mãos dadas podemos construir uma sociedade melhor”, enfatizou.

O major da 5ª CIPM, Fioravan Silveira agradeceu ao prefeito e todo o suporte que o município tem dado para a realização da formatura. O comandante ressaltou ainda que há 17 anos atua como policial militar e desde então tem trabalhado com a missão de fazer um policiamento ostensivo e preventivo. “A PM cuida da prevenção. Venho para a cerimônia do Proerd com muita alegria, porque aqui eu consigo vislumbrar que estamos fazendo um policiamento preventivo. A partir do momento que os instrutores estão dentro da sala de aula explicando os maléficos que as drogas licitas e ilícitas fazem, as consequências e fases das drogas na vida do usuário e dos Dirceu Lenofamiliares, e ensina esses educandos o que dizer no momento em que for ofertado, reconhecer o mal e se afastar das drogas e da violência, então eu fico muito alegre quando vejo as crianças formando, pois vejo que estamos fazendo o policiamento que nos foi passado no início da carreira. E aos pais, digo que não transfiram a responsabilidade para os professores, os pais devem acompanhar diuturnamente e educar seus filhos, a escola apenas ensina”, disse.

Presenças

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito Paulo Gomes; o capitão e coordenador operacional do Proerd, Leonardo Amorim Teixeira; o cacique da Aldeia Mariazinha, José Kunduka Ribeiro Corredor; comandante da 5ª CIPM, major Fioravan Teixeira Silveira; o diretor Regional de Ensino, Dorismar Carvalho de Sousa; a secretária municipal da Educação e Cultura, Cristiane de Oliveira Rosa; a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Eleny Araújo Pinho da Silva; o delegado regional de Polícia Civil, Thiago Daniel de Morais; o defensor público da Vara Criminal de Tocantinópolis, Dianslei Gonçalves Santana; o empresário e presidente do Grupo Eletro Silva, Adonato Cavalcante da Silva; professores; diretores; coordenadores; pais e familiares dos formandos.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis