Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Produtores Rurais Devem Vacinar Bovídeas de 3 a 8 Meses Contra Brucelose Até 31 de Dezembro

Data do post: 19/12/2017 19:02:53 - Visualizações: (776)

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), alerta os produtores rurais, proprietários de bezerras bovinas e bubalinas, entre 3 a 8 meses de idade, que ainda não vacinaram estes animais contra a brucelose, para ficarem atentos ao fim do prazo da segunda etapa de vacinação que encerra no dia 31 deste mês. 

Adapec TocantinsO produtor que deixar de vacinar pagará multa no valor de R$ 5,32 por animal não vacinado, R$ 127,69 pela não declaração e a ficha de movimentação do rebanho ficará bloqueada para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) até a regularização.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PECEBT), Carolina Silveira Ozorio Ribeiro explicou que após a vacinação das bovídeas, o produtor deve se dirigir ao escritório da Adapec onde realiza a movimentação do rebanho e declarar a vacinação, mediante apresentação da nota fiscal do produto e atestado de vacinação. O prazo para declaração é até o dia 10 de janeiro.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo ressaltou que o controle da brucelose no Tocantins vem ganhando cada vez mais a adesão dos produtores rurais. “Na primeira etapa da campanha este ano registramos o maior índice vacinal contra a brucelose da história no Tocantins, com 96,26% de animais vacinados, e isso, se deve, graças ao esforço do Governo do Estado por meio da Adapec e dos produtores rurais que estão cada vez mais conscientes que devemos controlar esta zoonose”, pontuou o presidente.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória, por isso, queremos chamar a atenção dos nossos produtores no Tocantins, as bovídeas entre 3 e 8 meses devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19.

Carolina Silveira relembrou que a vacinação contra a doença é obrigatória e que as bovídeas entre 3 e 8 meses devem ser vacinadas com a vacina Cepa B19. “É importante também pontuar que a vacinação contra a brucelose só deve ser feita por médico veterinário ou auxiliar de vacinador devidamente cadastrado na Agência”, disse Carolina.

Dados

Na primeira etapa da campanha foram vacinadas 492.267 bovinas e 312 bubalinas.

Fonte: ADAPEC Tocantins