Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Presidente do TJTO Faz Balanço Positivo do Primeiro Ano de Gestão

Data do post: 19/12/2017 19:08:28 - Visualizações: (861)

Ao gravar entrevista para o programa de TV, Repórter Justiça especial de fim de ano, o presidente do TJTO, desembargador Eurípedes Lamounier, destacou os avanços do Poder Judiciário estadual no ano de 2017, dando ênfase para o cumprimento das metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e para os investimentos realizados em tecnologia da informação e capacitação de recursos humanos.

Tribunal de Justiça-TOAo ser perguntado sobre o Pacto pela Produtividade, proposto pela atual gestão no início desse ano para aumentar o número de processos julgados, o presidente do TJ enfatizou o sucesso da iniciativa, que rendeu números acima do esperado. Confira parte da entrevista que vai ao ar no programa Repórter Justiça do dia 27 de dezembro, às 12h15, pela TVE Tocantins e no dia 28 de dezembro às 13h, pelo SBT Tocantins.

Após praticamente um ano à frente da gestão do Tribunal de Justiça, o senhor considera que a produtividade ainda é o grande pacto do nosso judiciário? Qual o balanço que o senhor faz de 2017?

O Pacto pela Produtividade foi um compromisso assumido na minha posse como presidente e resultou, de fato, em um aumento significativo da produtividade do nosso Judiciário. Como exemplo, podemos citar a Meta 1 do CNJ, que mede quantidade de processos julgados a mais do que os novos processo que dão entrada. Nesse quesito a Justiça de primeiro grau atingiu mais de 100% de efetividade e o segundo grau chegou muito próximo a isso. Outro avanço relevante foi a conquista da categoria Ouro do Selo Justiça em Números, prêmio concedido pelo CNJ em reconhecimento ao investimento na gestão da informação e no cumprimento de normas de transparência. Foi um grande orgulho para o nosso Judiciário.

Quais foram os principais investimentos do Poder Judiciário do Tocantins para aumentar a produtividade e alcançar os resultados positivos?

Os principais investimentos foram em tecnologia da informação, com os avanços do Sistema e-Proc/TJTO e na área de capacitação da nossa força de trabalho, com os cursos oferecidos pela Escola Superior da Magistratura. Esses cursos foram formatados para atender às demandas dos magistrados e servidores do Poder Judiciário e tiveram grande adesão, resultando assim no aprimoramento das rotinas de trabalho.

Conciliação. Uma maneira de tornar a Justiça mais ágil para o cidadão e ao mesmo tempo diminuir a entrada de novos processos. Vale a pena investir em conciliação?

Com o advento do novo Código de Processo Civil a conciliação tornou-se extremamente relevante, pois é a prestação jurisdicional fora do âmbito do juízo, ou seja, a sociedade atuando como protagonista quando busca o acordo pela mediação, bastando à Justiça fazer a homologação dos acordos. Isso é um grande avanço, pois permite ao Judiciário trabalhar ainda mais para atender aos anseios do jurisdicionado.

Como continuar melhorando ainda mais os números do Judiciário tocantinense? Quais são as metas para 2018?

Em primeiro lugar, devemos continuar tudo aquilo que deu certo em 2017, ou seja, buscar o cumprimento das metas do CNJ, seja no âmbito na produtividade ou mesmo no âmbito da qualificação da força de trabalho, nossos magistrados e servidores. Devemos também continuar investindo em transparência e gestão da informação, visto que o processo eletrônico do Tocantins é um dos mais modernos e eficientes do país.

A conquista da categoria Ouro do Selo Justiça em Números motivou a todos nós. Esse foi o resultado de um esforço conjunto de magistrados e servidores. Não podemos desejar nada menos do que a categoria Diamante para o ano que vem.

O programa Repórter Justiça também vai estar disponível nas Redes Sociais do Poder Judiciário do Tocantins.

Fonte: Tribunal de Justiça-TO