Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Colméia, Filadélfia e Palmeirantes Recebem Implantação do Fórum Municipal do Lixo

Data do post: 20/12/2017 14:02:33 - Visualizações: (829)

Nesta quarta-feira, 20, o trabalho das equipes de educação ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) avança mais três municípios para implantação do Fórum Municipal do Lixo e Cidadania. 

Naturatins-TOOntem a comunidade de Filadélfia recebeu a visita técnica do Instituto que agora segue para Colméia e Palmeirantes, cidades onde gestores de outros municípios também participam em busca de informações.

De acordo com o superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César Alves Castros, está sendo concluída a agenda de implantações de 2017, mas no próximo ano as equipes já tem o planejamento de ações que darão continuidade aos trabalhos iniciados nesse exercício.

A educadora Ambiental do Naturatins, Maria Alice Reis, falou da finalidade do trabalho que vem sendo multiplicado nas comunidades. “Nos municípios percorridos temos percebido muito que a consciência e da sensibilização são questões primordiais para que as pessoas possam ter atitudes ambientalmente corretas e buscando alternativas como estar iniciando a coleta seletiva em seus municípios, a partir de suas casas e assim estar ajudando a fortalecer as associações de catadores, as cooperativas, para que nosso Estado venha realmente a ser um território mais consciente em relação aos resíduos sólidos”, resumiu.

Naturatins-TOO secretário de Meio Ambiente de Filadélfia, Pedro Ivo Cunha Ferraz, relatou os avanços esperados. “Hoje implantamos o Fórum Municipal do Lixo e Cidadania que é um espaço muito importante para a administração pública do nosso município. Na oportunidade recebemos uma capacitação que nos permitirá levar informações para outras secretarias e entidades que foram convidadas a participar. Esperamos alcançar uma mudança de costume, para redução da quantidade de lixo destinado ao nosso aterro sanitário. Somos integrantes do consórcio intermunicipal União II, composto por quatro municípios circunvizinhos, Filadéfia, Palmeirantes, Goiatins, Barra do Ouro e já protocolamos os procedimentos necessários para encerramento dos lixões nesses quatro municípios”, informou o secretário.

Para o secretário do Meio Ambiente de Piraquê, Amaro Neto, é importante que a implantação do Fórum envolva todos os municípios. “Esse Fórum deve ser adotado por 100% dos municípios do Tocantins, porque é muito importante qualificar as equipes, dialogar em busca de alternativas ambientais, educar a população sobre o meio ambiente e definir questões que envolvem a destinação adequada do lixo e de resíduos sólidos”, comentou.

Com apoio da educadora ambiental do Instituto, Edna Mendonça Alves dos Santos, estão sendo oferecidas orientações dos procedimentos a serem adotados a partir da implantação do colegiado. Interessados na implantação podem entrar em contato via email educacaoambiental@naturatins.to.gov.br ou via telefone no ramal (63) 3218-2641.

Fonte: Naturatins-TO