Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Bebês Prematuros do Hospital Dona Regina Recebem Polvos de Crochê Feitos Por Servidores do MPE

Data do post: 22/12/2017 19:28:37 - Visualizações: (1454)

Nas vésperas do natal, 46 bebês prematuros internados no Hospital e Maternidade Dona Regina ganharam um brinquedinho feito com muito carinho para eles. São polvos de crochê confeccionados por servidores voluntários do Ministério Público Estadual (MPE).

Ministério Público Estadual

A servidora do MPE Luciane Garcia falou sobre o projeto na instituição. “Todo ano temos a semana da saúde no MPE, por isso, esse ano pensamos em desenvolver essa ação e todos abraçaram a causa. Tivermos cinco oficinas para conseguirmos confeccionar todos os polvos com material doado pelos próprios servidores” explicou.

Ministério Público EstadualO polvo de crochê é importante no sentido de levar o lúdico para a maternidade. É importante salientar que o brinquedo não é usado de forma terapêutica, como explicou a tutora do método canguru do hospital e maternidade Dona Regina, Helen Manzano. “Chegou a ser divulgado que o contato do bebê com tentáculos do polvo simulariam o contato com o cordão umbilical. Contudo, as evidências mostram que o cordão umbilical, a placenta e as paredes uterinas oferecem outros estímulos e sensações sons, pulsar, o polvo não remete a isso. Para essa forma terapêutica existe o método canguru na maternidade”.

A tutora ressaltou que o contato pele a pele entre mãe e bebê deve ser a alternativa utilizada, pois reforça o vínculo entre eles e garante um bom desenvolvimento para os prematuros. “O Método Canguru, reúne diretrizes de cuidado e atenção a recém-nascidos internados em unidades neonatais utilizando os melhores conhecimentos científicos acerca de suas especialidades e das necessidades de cuidado envolvendo os pais e famílias”.

Ainda segundo ela, o polvo é um brinquedo, que traz um bem-estar, até para a mãe, como se fosse um brinquedinho que ela mesma teria em casa. E foi por isso que a Synthia Carvalho, mãe do pequeno Samuel, prematuro de 34 semanas, adorou a ideia. Ela reservou um cantinho especial na incubadora do Samuel, para colocar o polvo. “Eu amei, achei uma ideia linda, chegou em boa hora”, disse a mamãe.

Todos os polvos foram esterilizados e os bebês podem levar para casa. Outros bebês que nascerão também ganharão polvos, já que a intenção dos servidores do Ministério Público Estadual é continuar com a confecção do brinquedo.

Fonte: Ministério Público Estadual