Proprietários Aproveitam Últimos Dias Para Adesão ao Cadastro Ambiental Rural com Benefícios

Data do post: 24/12/2017 20:15:10 - Visualizações: (340)    Imprimir

A inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) com benefícios está chegando a sua reta final. O atendimento está sendo realizado desde o dia 11, em Palmas, na zona rural da Capital e seu entorno, e segue até 31 de dezembro para a adesão gratuita dos proprietários rurais que possuem até 320 hectares. Quem não se cadastrar até o dia 31, além de ter dificuldades para obter financiamento bancário, perderá os benefícios previstos no Código Florestal (Lei n° 12.651/2012).

Fernando Alves/Governo do TocantinsCerca de 200 cadastros já foram realizados em Palmas até esta sexta-feira, 22, segundo a Coordenadoria Técnica do Consórcio Capim Dourado, grupo contratado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio de processo licitatório, para realização do cadastramento. O atendimento vem sendo realizado em diversos municípios do Estado, onde os técnicos visitam a zona rural e pontos estratégicos das cidades.

Fabrícia Siqueira Mota, moradora de Palmas e proprietária de 55 hectares no município de Cristalândia, falou da relevância do cadastramento: “é importante deixar minha propriedade legalizada e também entender um pouco mais sobre como eu posso cuidar dela, deixá-la sustentável, saber como funciona o trato para preservação das matas e das águas. Estou planejando fazer uma sede, melhorar os pastos, criar uma reserva, portanto preciso estar regular”, ponderou.

Já Solange Amaral, moradora do município de Novo Acordo, ao fazer o cadastramento de sua chácara, que possui 4,84 hectares, procurou ser esclarecida sobre o significado do CAR. “Quando cheguei aqui, não sabia realmente qual o sentido de fazer esse cadastramento e, agora, percebo a importância porque é uma preocupação, enquanto cidadã, de preservar o meio ambiente. Além dos proprietários terem algumas vantagens como a possibilidade de buscar recursos para investir em sua propriedade e acompanhamento para o que pode ser feito, também pensando nas futuras gerações”, disse.

Obrigatória, a inscrição no CAR é o primeiro passo a regularidade ambiental do imóvel e abrange dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel, além de informações georreferenciadas do perímetro, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, e as informações da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente (APPs), das áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e das Reservas Legais.

O atendimento em Palmas continua até o dia 29 de dezembro na Galeria Plaza Center, Quadra 103 Norte, Avenida JK, nº 147, Loja 11. Com o prazo próximo ao fim, a expectativa é de que o movimento seja intensificado na próxima semana. Informações podem ser obtidas pelos telefones (63) 3218-2466 ou 3233-6021.

Fonte: Ana Regina Germano/Governo do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1468

Notícias Relacionadas

20/06/2018
Kátia Abreu Apoia Projeto que Permite Venda Direta de Etanol a Postos de Combustível

20/06/2018
MPE Fiscaliza Frigorífico de Aves e Peixes da Capital

20/06/2018
Deputado Vilmar Critica Interdição em Hospital de Formoso do Araguaia

20/06/2018
Liminar Determina a Destruição de Barragem que Tem Impedido o Fluxo do Rio Urubu

20/06/2018
Carlesse Diz que o Povo Não Quer Ofensas Entre Candidatos e Defende Campanha Propositiva

20/06/2018
13 Delegados São Empossados no Tocantins, Nesta Quarta-feira

Todas as Notícias