Governo Reforçará Ainda Mais Orientações aos Gestores do Bolsa Família

Data do post: 07/01/2018 21:28:01 - Visualizações: (363)    Imprimir

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) intensificará ainda mais, neste ano de 2018, as capacitações  e orientações dos gestores e técnicos do Programa Bolsa Família (PBF), nos municípios.

Fotos: Carlessandro Souza/ArquivoA medida é para assegurar que esses profissionais possam filtrar ainda mais o preenchimento dos cadastros dos pretendentes ao benefício do PBF, ou ainda daqueles que procuram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), para o recadastramento.

A medida é para evitar que pessoas que não se enquadram aos critérios estabelecidos pelo Governo Federal possam ser impedidas de receberem os repasses, mas sobretudo, proteger as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social, uma vez que muitas delas têm no Bolsa Família a única fonte financeira de sobrevivência, conforme antecipou Régina Mercês Aires, técnica da Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família, da Setas.

Fotos: Carlessandro Souza/ArquivoA precaução veio também após o resultado da divulgação de uma auditoria  da Controlodoria-Geral da União (CGU) e  Ministério da Transparência,  nesta quinta-feira, 4, da qual apontou algumas irregularidades nos cadastros de milhares de beneficiários em todo o País.

“Nós apoiamos a auditoria do Governo Federal porque defendemos o direito das famílias que realmente precisam a continuar recebendo os seus benefícios”, disse a secretária da Setas, Patrícia do Amaral.

Fotos: Carlessandro Souza/ArquivoA Secretária informou que o papel  do Governo do Estado, por meio  Setas é o de capacitar os gestores municipais. A exemplo da afirmação, no ano passado foram visitadas 40 cidades onde os agentes envolvidos no processo do Bolsa Família receberam orientações pertinentes ao PBF. As equipes realizaram reuniões com famílias nesses municípios, e também prestaram assessorias agendadas na SETAS.

“Como Governo, sempre prezamos pela transparência dos repasses dos benefícios, e sempre orientamos os gestores dos Programas nos municípios que mediante qualquer suspeita de incompatibilidade de dados, que seja verificada a situação do pretendente in locu, ou em último caso, levar a situação ao Conselho do PBF local para as providências”, pontuou a Secretária.

Fotos: Carlessandro Souza/ArquivoAlém das 40 cidades, somam-se aos capacitados acima, mais 573 profissionais entre gestores, entrevistadores e digitadores que participaram de cursos em Palmas, ofertados pelo Governo Estadual e Caixa Econômica Federal (CEF). A exemplos, os cursos de Gestão, Sistema de Manutenção dos Benefícios (SIBEC) e do Sistema de Inserção do Cadastro Único (V7), os últimos dois, ministrados pela CEF.

“É nosso dever proteger os cidadãos de bem daquelas pessoas mal intencionadas. Iremos trabalhar ainda mais para garantir que o benefício do Bolsa Família chegue apenas a quem realmente dele precisa”, justificou Patrícia do Amaral.

Fonte: Sonia Pugas/Governo do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Prefeito Paulo Gomes Inicia Construção de Casas Populares em Tocantinópolis

Foto da notícia

Data: 19/06/2018 15:10:42 - Visualizações: 1468

Notícias Relacionadas

20/06/2018
Kátia Abreu Apoia Projeto que Permite Venda Direta de Etanol a Postos de Combustível

20/06/2018
MPE Fiscaliza Frigorífico de Aves e Peixes da Capital

20/06/2018
Deputado Vilmar Critica Interdição em Hospital de Formoso do Araguaia

20/06/2018
Liminar Determina a Destruição de Barragem que Tem Impedido o Fluxo do Rio Urubu

20/06/2018
Carlesse Diz que o Povo Não Quer Ofensas Entre Candidatos e Defende Campanha Propositiva

20/06/2018
13 Delegados São Empossados no Tocantins, Nesta Quarta-feira

Todas as Notícias