Em inaugurações em Palmas, Defensor Público-geral Defende Ações de Inclusão da Pessoa com Deficiência

Data do post: 10/01/2018 00:57:12 - Visualizações: (140)    Imprimir

O defensor público-geral, Murilo da Costa Machado, prestigiou na manhã desta segunda-feira, 8, a inauguração de duas unidades educacionais da Prefeitura de Palmas.

Foto: Cinthia AbreuO Centro de Educação Inclusiva (CEI), que funcionará na Escola Municipal Professora Francisca Brandão Ramalho, na Quadra 1204 Sul, e o Centro Municipal de Educação Infantil João e Maria (Cmei), localizado na Quadra 305 Sul. Na oportunidade, Machado defendeu ações inclusivas e falou sobre a importância do Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A Escola Francisca Brandão passou por reforma para atender aos serviços do CEI e também as atividades do Ensino Fundamental do 1° ao 5° ano. O Centro foi criado para promover acessibilidade e integração, e atenderá todos os alunos com necessidade especial da rede municipal.

O Defensor Público-Geral visitou as instalações das unidades educacionais e falou sobre a importância do investimento, em especial quanto à inclusão da pessoa com deficiência. “Hoje é um momento de dupla alegria. Primeiro, como representante da Defensoria Pública, uma instituição que luta pelos direitos humanos e uma melhor equidade social, e também como pai de uma criança com deficiência”, disse. Machado relatou a sua experiência de vida com pessoas com deficiência na família – filha e tios – e reforçou sobre o amor e respeito. “O primeiro local de se incluir uma pessoa com deficiência é a sua casa”, ressaltou.

O Defensor Público-Geral lembrou, ainda, que defendeu a implantação de uma unidade educativa voltada para a educação inclusiva durante uma audiência pública realizada em Palmas. Ao falar sobre o Estatuto da Pessoa Com Deficiência, enfatizou que as determinações devem ser seguidas por todos os municípios.

 As inaugurações contaram com a presença do prefeito de Palmas, Carlos Amastha, do secretário municipal de Educação, Danilo de Melo Souza, e, ainda, de vereadores e secretários municipais, entre outros convidados. Na ocasião, o prefeito reforçou a participação da Defensoria Pública no projeto: “Foi uma atitude nobre do doutor Murilo de ter compartilhado conosco a ideia do centro de educação inclusiva. Ficamos muito felizes porque a Defensoria cobra, mas também reconhece quando é feito um bom trabalho”.

O CEI

O aluno matriculado em qualquer uma das unidades educacionais da rede municipal de ensino de Palmas será encaminhado pelo professor para avaliação dos profissionais do CEI. Depois da avaliação, se for detectada a necessidade de atendimento especializado, o aluno passará a fazer acompanhamento no contraturno das suas atividades pedagógicas, que pode ser uma ou duas vezes por semana.

O CEI contará com uma equipe de multiprofissionais das áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia, Fisioterapia, Medicina, Fonoaudiologia e Serviço Social. A equipe será responsável por identificar, diagnosticar, elaborar e executar planos de ação, além de acompanhar e avaliar alunos que necessitem de atendimento individualizado e especializado, nas diferentes faixas etárias.

O CMEI

O Cmei João e Maria tem capacidade para atender 456 crianças de seis meses a cinco anos de idade. Para isso, conta com oito salas de aulas, cinco banheiros com espaço para alunos com necessidades especiais, sala de repouso para servidores, refeitório, entre outros setores.

Fonte: Cinthia Abreu/Ascom DPE

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Dono do Bar Gela Güela de Aguiarnópolis é Morto a Facadas

Foto da notícia

Data: 16/01/2018 15:20:05 - Visualizações: 7106

Notícias Relacionadas

16/01/2018
Presidente da Fieto Participa de Lançamento do REFIS em Palmas

15/01/2018
Justiça do TO Aplica Multa Pessoal ao Secretário Estadual da Saúde por Descaso com Hospital de Araguaçu

14/01/2018
Ex-prefeito de Dianópolis Diz que a Política de Marcelo Miranda é Contratar Cabos Eleitorais Pagos Pelo Governo

13/01/2018
Em visita a Colinas, Dimas é Recebido Pelo Prefeito da Cidade e Vereadores

13/01/2018
Polícia Civil Prende Homem Suspeito de Furtar Energia Elétrica em Palmas

13/01/2018
Tocantins só Mudará Quando Acabar a Bagunça que Domina o Palácio Araguaia, diz Amastha

Todas as Notícias