Tocantins Bate Recorde em Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em 2017

Data do post: 10/01/2018 01:19:26 - Visualizações: (474)    Imprimir

O Tocantins registrou em 2017, um recorde em devolução de embalagens vazias de agrotóxico, segundo dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), no ano passado foram devolvidas 722,3 toneladas de embalagens, com um crescimento de 22,1% em relação ao ano de 2016, onde foram devolvidas aproximadamente 600 toneladas.

Foto: Lenito AbreuA vice-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Márcia Helena da Fonseca disse que os dados representam o crescimento do setor agrícola, mas também, a importância da fiscalização e orientação feita pela Agência juntos aos produtores rurais, sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos nas lavouras.

O responsável técnico pela ação de agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem disse que a Agência realiza em todo o Estado, um trabalho de fiscalização nas lavouras no intuito de retirar do campo esse passivo. “Para alcançarmos estes números é preciso entender que nosso trabalho de fiscalização começa na autorização às revendas para comercialização dos produtos agrotóxicos, armazenamento nas lojas especializadas, nas propriedades sobre o uso correto do produto no campo e se estende até a destinação das embalagens nos postos ou centrais,” detalhou Juliano, acrescentando que todo este processo é acompanhado de perto pela Adapec.

RI

Foto: Lenito AbreuTambém em 2017 o projeto de recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, cresceu 39,2% em quantidade de embalagens devolvidas em relação ao ano de 2016, saltando de 10.856 unidades para 15.113 no ano passado.

O número de pequenos produtores rurais beneficiados pelo projeto também cresceu em 25%, sendo 400 em 2016 e 500 agricultores em 2017. O projeto foi realizado em 14 municípios tocantinenses.

 “Este projeto, configura uma importante ferramenta para o pequeno agricultor, que na maioria das vezes, por falta de recursos, distância e outros fatores, não realizam a correta destinação das embalagens de agrotóxicos”, disse Márcia Helena.

Legislação

Foto: Lenito AbreuPela legislação, os agricultores têm o prazo de um ano após a compra do produto agrotóxico para fazer a devolução das embalagens vazias. Se o produtor não usar todo o produto, este prazo é estendido por mais seis meses. A Adapec orienta os produtores para que guardem o comprovante de devolução por um ano, pois em caso de fiscalização na propriedade e as embalagens não tenham sido devolvidas, ele pode ser autuado.

 Dados

Conforme dados do inpEV do ano de 2017, dos 20 estados que fizeram a devolução, em sete deles houve queda no número de embalagens devolvidas. Em todo o Brasil houve um aumento no número de embalagens devolvidas de 1,3%. 

O Tocantins conta com duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, que estão localizadas nos municípios de Pedro Afonso e Silvanópolis e mais cinco postos, nos municípios de Araguaína, Tocantinópolis, Colinas, Gurupi e Lagoa da Confusão.

Fonte: Welcton de Oliveira / Governo do Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Trio que Matou Comerciante é Preso Pela Polícia Civil e Adolescente Conta Detalhes de Como Assassinou José Gonçalo

Foto da notícia

Data: 12/01/2019 04:40:28 - Visualizações: 12004

Notícias Relacionadas

17/01/2019
Polícia Militar Apreende Motocicleta de Suposto Assaltante

17/01/2019
Banco é Condenado a Devolver Dinheiro à Cliente Vítima de Golpe

17/01/2019
Polícia Militar Captura Três Homens Por Roubo e Recupera Moto Roubada

17/01/2019
Kátia Abreu Garante Mais de R$ 5 Milhões Para Compra de Máquinas de Pavimentação Asfáltica nos Municípios do Tocantins

17/01/2019
Pai Presente: CGJUS Regulamenta Procedimentos Relativos à Paternidade Socioafetiva e Biológica

17/01/2019
Com Apoio da Comunidade, Polícia Militar Recupera Mais Uma Motocicleta Furtada

Todas as Notícias