Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Mais 300 Aves Serão Repatriadas no Tocantins

Data do post: 10/01/2018 18:47:26 - Visualizações: (1261)

Uma equipe do Núcleo de Fauna da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Natureza do Tocantins deve receber nesta quarta-feira, 10, cerca de 300 das 501 aves da fauna silvestre apreendidas pela Polícia Rodoviária em um ônibus que seguia de Araguaína-TO., para São Paulo.

Fotos – Divulgação NaturatinsNo total foram apreendidos 438 exemplares de curiós, 9 filhotes de papagaios, entre outras, confinadas em pequenos recipientes, sem água e alimentação dentro de malas, sem nenhuma ventilação, o que resultou na morte de algumas espécies.

Na ocasião da apreensão, um senhor de 61 anos, reincidente na prática de crime ambiental, foi detido, multado no valor de R$ 5,6 milhões. Os pássaros foram recebidos pela Ong Mata Ciliar em Jundiaí, que com o patrocínio  da Reserva Conservacionista Piracema estão sendo transportados de volta para o Tocantins.

Acompanhadas por um biólogo da Ong Mata Ciliar, as aves estão sendo transportadas via terrestre para casa, em uma viagem que teve início na tarde da última segunda-feira, 08, em São Paulo.

Fotos – Divulgação NaturatinsO diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris, falou da importância do retorno dessas aves. "Entre outros papéis desenvolvidos por essas aves na natureza, a presença delas contribui para o equilíbrio do ecossistema onde habitam, com a dispersão de sementes que germinam nas nossas matas. O combate ao crime ambiental é uma ação permanente, então sempre alertamos para que as pessoas se atentem as penalidades  previstas na legislação para os infratores", destacou o diretor.

De acordo com informações da médica-veterinária e gerente do Núcleo de Fauna do Naturatins, Grasiela Pacheco, somente após a chegada das espécimes e o exame das condições de saúde das aves será possível fazer uma avaliação. "Após a avaliação médica e reabilitação das espécies que apresentarem alguma necessidade, a soltura dos pássaros devem ser realizadas, em diferentes lugares, com a preservação da identificação da localização, por motivo de segurança", comentou.

Fotos – Divulgação NaturatinsOs pássaros receberão os primeiros atendimentos da equipe do Núcleo de Fauna do Naturatins, na Reserva Conservacionista Piracema, em Almas do Tocantins para posteriores encaminhamentos.

No Tocantins, a denúncia anônima de crimes ambientais podem ser realizada através do Linha Verde 0800 63 1155 ou via internet pelo link desse canal de denúncia no site naturatins.to.gov.br. 

Fonte: Cleide Veloso/Governo do Tocantins