Presidente da Fieto Participa de Lançamento do REFIS em Palmas

Data do post: 16/01/2018 02:35:35 - Visualizações: (439)    Imprimir

Um novo REFIS só poderá ser realizado em quatro anos.

Foto: Adilvan NogueiraAs condições facilitadas para o pagamento de débitos tributários e não tributários oferecidas pelo Governo do Estado por meio do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais (REFIS) foram consideradas benéficas ao segmento industrial pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, que participou do lançamento realizado pela governadora em exercício Cláudia Lelis nesta segunda-feira, 15/01, no Palácio Araguaia em Palmas.

Na ocasião, foram apresentados os descontos e formas de parcelamento disponíveis para renegociação de débitos tributários, como ICMS e IPVA, e não tributários (multas do Naturatins, e lançamentos, Procon, Agência Tocantinense de Regulação, entre outros). Claudia Lelis explicou que a expectativa de arrecadação para o Governo do Tocantins é de R$ 50 milhões nos pagamentos à vista e R$ 150 milhões por meio de pagamentos parcelados.

O presidente da FIETO, Roberto Pires, destacou que a medida vem em boa hora para o empresário da indústria que busca fôlego para voltar a investir e crescer em 2018. “A elevada carga tributária é citada repetidamente em nossas pesquisas com os empresários do setor industrial que a apontam como o principal obstáculo ao crescimento. Renegociar esses débitos com condições facilitadas e eliminar restrições reabre possibilidades de crédito e de investimentos pelo empresariado”, avaliou.

Pires citou a Sondagem Industrial do 3º trimestre de 2017 da FIETO cujo resultado apontou que 44,83% dos empresários pesquisados no Tocantins considera a Elevada Carga Tributária o principal obstáculo ao desenvolvimento do setor. Na pesquisa nacional do mesmo período o número é de 45,29%.

Com perspectiva otimista, a governadora em exercício falou sobre a importância da participação dos segmentos e da arrecadação para todo Estado, uma vez que parte dela é revertida para os municípios. “A nossa classe empresarial é quem dá oportunidade pra nossa gente, que gera renda e emprego para nosso estado. Este é um programa que vai beneficiar a todos, afinal, nós estamos falando em 3 bilhões que podem ser revertidos a população”, disse referindo-se ao valor potencial do crédito tributário do Estado.

O superintendente de Administração Tributária da Secretaria Estadual da Fazenda, Alessandro Marques, ressaltou que um novo REFIS só poderá ser realizado em quatro anos, conforme determinação do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

A reunião de lançamento contou com a presença da subsecretária de Estado da Fazenda, Dilma de Moura, da juíza da Vara de Feitos da Fazenda e Registros Públicos, Silvana Parfieniuk, do empresário e vice-presidente da FIETO, Emilson Vieira, do presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins, Fabiano do Vale, do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/TO, Pedro Ferreira, do presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil, Célio Rocha e de gestores das pastas estaduais de Cidadania e Justiça, Desenvolvimento Econômico, Administração, Assuntos Parlamentares, Naturatins, Fazenda, Corpo de Bombeiros.

Fonte: Por Priscila Cavalcante

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Idoso é Encontrado Morto em Avançado Estado de Decomposição

Foto da notícia

Data: 16/11/2018 12:26:31 - Visualizações: 2437

Notícias Relacionadas

16/11/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Receptação e Recupera Mais Uma Moto Furtada

16/11/2018
Vania Lúcia é a Nova Conselheira federal da Chapa Proativa

16/11/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Receptação e Recupera Moto Roubada

16/11/2018
Polícia Civil Prende Duas Pessoas Suspeitas de Assassinato

16/11/2018
Diretoria do Instituto de Criminalística do Tocantins Recebe Homenagem em Palmas

16/11/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Tentativas de Estupro

Todas as Notícias