Edmundo Galdino Desafia Vicentinho a Comparar UPA Abandonada de Araguaína com UPAs de Palmas

Data do post: 18/01/2018 02:02:54 - Visualizações: (362)    Imprimir

 O ex-deputado federal Edmundo Galdino veio a público para desafiar o senador Vicentinho Alves a comparar a gestão da saúde de Palmas com a de Araguaína.

Foto – Arquivo/SecomTONesta segunda-feira, dia 15, a TV Globo, em rede nacional, mostrou com destaque o caso da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Araguaína, abandonada e o prédio sendo danificado. A obra, finalizada há cinco anos, nunca funcionou. E mais: custou R$ 2 milhões, informou a TV Globo no “Bom Dia Brasil”.

“Seria bom que o senador Vicentinho viesse a público, como eu agora, e fizesse comparação da situação da UPA de Araguaína, nesse estado de abandono, com as UPAs e todas as unidades de saúde de Palmas. Aproveite, senador e tente explicar: cinco anos da obra finalizada e está fechada!”, declarou Galdino.

Vicentinho é aliado de Ronaldo Dimas, prefeito de Araguaína, gestor que não conseguiu pôr para funcionar a UPA mostrada na Rede Globo de Televisão. Recentemente, o senador chegou a fazer comparações entre os gestores de Palmas e Araguaína.

Ainda conforme a reportagem da TV, em nível nacional, moradores de Araguaína criticaram  o fato e falaram da frustração da situação do atendimento da saúde no local. Já a Rede Globo informou que o não funcionamento das unidades é falta de planejamento de gestão, já que o governo federal libera o dinheiro e os municípios não conseguem colocar para funcionar as UPAs. Na reportagem, até mesmo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que faltou planejamento por parte de alguns prefeitos já que as UPAs são solicitadas pelos municípios. “Isso é falta de gestão, de planejamento”, disse Galdino.

Na outra UPA da cidade, outra cena chamou a atenção e repercutiu na imprensa. Vítimas de acidente de trânsito tiveram de ser socorridos na carroceria de camionete e não foram atendidos na Unidade de Pronto Atendimento no setor Araguaína Sul. Eles foram encaminhados ao Hospital Regional.

O EXEMPLO DE PALMAS

Ao analisar a saúde de Palmas, Galdino foi claro: Amastha, com sua equipe, transformou a realidade da capital. Tratou a saúde como prioridade. Os resultados estão aí, não sou eu quem digo. Os rankings atestam o que estou falando”.

Desde o início de sua primeira gestão, em 2013, Amastha inaugurou 19 unidades de saúde. “Ao assumir a prefeitura, ele encontrou as unidades funcionando em casas alugadas e com estrutura não adequada. A UPA Sul era um desastre. Amastha reformou e construiu a UPA Norte, unidade moderna, que presta atendimento de referência em Palmas. É só ir lá e verificar”, comentou.

Galdino também citou ranking divulgado pela revista Exame, por exemplo, que apontou Palmas como a terceira melhor gestão de saúde entre todos os municípios brasileiros. Palmas aliás, está no topo do ranking, na quinta posição com índice de 3,678 numa escala de 0 a 9 pontos, à frente de outras capitais como Porto Alegre (7º com 3,643), Florianópolis (9º com 3,590) e Rio de Janeiro (10º com 3,553).

A capital também alcançou 100% de cobertura na Atenção Básica e 86% de cobertura em Saúde Bucal, o que elevou a capacidade de ofertas de consultas médicas de 282 mil consultas/ano para 524 mil consultas/ano, comparando 2015 a 2016.

Ele lembrou também que o Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde Dr. Eduardo Medrado (Amas), inaugurado em junho, que já realizou 21 mil atendimentos, desses, 15 mil consultas com especialistas e 1.500 pequenas cirurgias, desafogando ainda a fila de espera no Hospital Geral de Palmas. “Isso, sim, é gestão. Não é politicagem”, finalizou.

Fonte: Cristiano Machado

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Mantendo a Tradição, Vereador Gerri do Ribeirãozinho Realiza Festa em Homenagem as Mães Tocantinopolinas

Foto da notícia

Data: 19/05/2018 14:34:53 - Visualizações: 926

Notícias Relacionadas

20/05/2018
Em Araguaína, Benício Diz: “Kátia é a Melhor Para o Tocantins”

20/05/2018
Carlesse Destaca Ousadia de Siqueira e Potencialidades da Capital: “Orgulho do Tocantins”

20/05/2018
Kátia é Recebida com Grande Carreata em Conceição do Tocantins

20/05/2018
Moradores de São Miguel, Sitio Novo e Axixá Abraçam Carlesse e Transformam Caminhada em Grande Mobilização

20/05/2018
Kátia Abreu: Amor Pelo Tocantins e Capacidade Para Avançar

20/05/2018
Assentados em Aragominas Declaram Voto em Amastha Após vice Célio Moura Apresentar Propostas do Candidato a Governador

Todas as Notícias