Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins e CETESB Renovam Cooperação Técnica

Data do post: 18/01/2018 19:19:49 - Visualizações: (1061)

Nesta quarta-feira, 17, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informa que foi renovado o Termo de Cooperação Técnica - TCT celebrado junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Foto Cleide Veloso-Governo do TocantinsO Termo Aditivo beneficia o interesse no intercâmbio de conhecimento, entre técnicos da área ambiental de vários órgãos do Tocantins com a equipe da companhia paulista. Esse documento foi publicado na segunda-feira, 15, dando vigor a prorrogação do prazo de vigência do TCT nº 015/2015 por mais 24 (vinte e quatro) meses.

Por meio da cooperação, que objetiva o desenvolvimento integrado de estudos ambientais e de auxílio na execução de programas, projetos e atividades relacionadas ao meio ambiente, já houve a realização de cursos e palestras, como a de elaboração dos Valores de Referência de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas - VRQ's, ministrada por representantes da CETESB, em Palmas. Na ocasião, 17 (dezessete) técnicos de instituições da esfera estadual e municipal tiveram oportunidade de participação.

Representando o Naturatins, o vice-presidente Edson Cabral assinou o Termo Aditivo, que considera de grande relevância para o corpo técnico ambiental do Estado. "Essa cooperação contempla o intercâmbio de conhecimentos essenciais à elaboração e execução de programas de gestão, monitoramento e avaliação de estudos ambientais, o que torna pertinente a prorrogação da vigência do termo celebrado", declarou Cabral.

Foto Nei Carneiro - Governo do TocantinsO diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins, Aldaires Rodrigues Pacheco, destacou um dos treinamentos oferecidos, por meio da cooperação. "O Termo de Cooperação Técnica com a CETESB constitui um importante instrumento que facilita o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na questão ambiental. Foi atendida, por exemplo, uma demanda de capacitação profissional no Estado, com o treinamento sobre Valores de Referência de Qualidade do Solo e Águas Subterrâneas (VQR’s). Ficamos contentes com a efetividade do TCT e com sua renovação. Isso vislumbra novas capacitações a serem concretizadas”, afirmou.

Além de servidores do Naturatins, técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Fundação Municipal de Meio Ambiente - Palmas, da Universidade Federal do Tocantins, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins e da Secretária de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária do Estado já receberam treinamentos resultados dessa cooperação.

De acordo com informações da assessora Técnica de Planejamento do Naturatins, Helena Santana, a partir da publicação do Extrato do Aditivo, no DOE nº 5.031/2018, os cooperados estão aptos a promover novas oportunidades de capacitações.

Fonte: Cleide Veloso/Governo do Tocantins