Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Saúde de Tocantinópolis Conta Agora com uma Ambulância UTI Móvel

Data do post: 29/01/2018 16:52:08 - Visualizações: (4240)

O prefeito Paulo Gomes apresentou na Quinta Feira (25/01), a mais nova aquisição para ajudar a melhorar o atendimento na área da Saúde Pública do município.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brImagem do Site www.tocnoticias.com.brTrata-se de uma ambulância UTI Móvel com todos os equipamentos necessários para o atendimento de primeiros socorros de alta complexidade, melhorando consideravelmente as chances de sobrevivências dos pacientes que estiverem sendo atendidos pela mesma. A unidade foi adquirida através do empenho de recursos federais da deputada Professora Dorinha.

O próprio prefeito recebeu o motorista designado pela empresa que ganhou a licitação para entregar o novo veículo, e tratou logo de dar uma volta pelas principais ruas e bairros da cidade com a ambulância mostrando para os munícipes que o município de Tocantinópolis a cada dia que passa vem melhorando a estrutura de atendimento na área da saúde.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brDurante a apresentação simbólica o prefeito comentou sobre a compra desta ambulância que está sendo um marco na região, pois no entorno de Tocantinópolis, ou seja, nas cidades circunvizinhas da região norte, nenhuma outra possui este tipo de veículo adquirido por esta gestão.

Perguntado sobre as criticas que caíram sobre sua gestão principalmente no final do ano de 2017 por não ter organizado a famosa Vila do Papai Noel que havia sido implantada anualmente pelo ex-prefeito Fabion Gomes, e também pela NÃO realização da festa da virada, o prefeito foi enfático ao responder: "Roberlan a administração, ela veio com um tom inovador, eu concordo que poderia ter tido a Vila do Papai Noel, eu concordo que poderia ter tido a festa da virada do ano, só que a administração definiu investir na saúde de Tocantinópolis. É uma grande Conquista e isso foi falado em palanque, é mais uma Imagem do Site www.tocnoticias.com.brpromessa da administração atual que estamos cumprindo com a obrigação, mais também com o dever de cidadão, de administrador, é uma grande conquista e eu tenho certeza que essa conquista irá salvar vidas, isso significa vidas de pessoas que terão oportunidade maior de sobreviver. Uma pessoa que esteja enfartando, uma pessoa que está com AVC, um acidente. Nós sabemos aí que finais de semana, carnaval, dias comemorativos acontecem acidentes e algo mais, então esses acidentados terão uma oportunidade maior de sobreviver a uma causa que nem eu nem você queremos usar mas, a população recebe um grande presente, pode ter certeza que isso é uma inovação, nenhuma cidade em volta tem uma UTI Móvel, Tocantinópolis tem orgulho de falar: "Nós temos uma ambulância UTI MÓVEL". Explanou o prefeito enquanto dirigia o veículo pelas principais ruas da cidade.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brO Secretário municipal de saúde Jair Teixeira Aguiar que havia recebido mais cedo as chaves da nova ambulância das mãos do prefeito, também falou sobre a chegada do automóvel onde fez questão de explicar sobre a especialidade de se ter uma unidade dessas ao afirmar: "É uma aquisição valiosa e valorosa para a população de Tocantinópolis e também cidades vizinhas que são atendidas diariamente em nossa UPA. É um veículo que pode significar o salvamento de muitas vidas, pessoas que são vitimadas de acidentes das mais variadas origens podem ter uma oportunidade de vida maior nos deslocamentos quando necessários para  Araguaína ou Augustinópolis". Ressaltou Jair Aguiar que continuando sua fala enalteceu mais ainda sobre a unidade adiquirida. "Este é um veículo de ultima geração, nós buscamos como referência para aquisição, o Tribunal de Contas do Estado de Goiás,  é um veículo utilizado, e muito bem utilizado no Estado de Goiás e aqui no Estado do Tocantins são poucos municípios que tem o privilégio de ter um veículo como este". Citou orgulhoso da conquista o secretário.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brPerguntamos a Jair quem são os profissionais que deverão acompanhar os pacientes que por ventura precisarem usar a UTI Móvel, e este respondeu categoricamente: "De fato, essa ambulância é uma UTI MÓVEL, todos os principais equipamentos que existem numa UTI física de um hospital de um ambiente hospitalar existe também dentro desta unidade móvel, dessa ambulância. Os profissionais serão o médico, um enfermeiro ou o técnico de acordo com o grau de classificação de cada paciente, e nos casos mais graves nós temos o cardioversor que é usado exclusivamente pelo médico plantonista que nesse caso terá que acompanhar o deslocamento do paciente quando necessário". Finalizou.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brO médico socorrista Dr. Leonardo Medrado foi um dos que também comemoraram a chegada da unidade de terapia intensiva móvel. Em sua rápida mais bem explicada fala, o médico chamou a atenção quanto ao avanço que a saúde do município esta tendo. "Com a chegada dessa ambulância com certeza a saúde de Tocantinópolis deu um avanço muito importante a nível de qualidade de transporte de pacientes para Araguaína. Com esses aparelhos que tem dentro dessa ambulância você pode levar um paciente bem mais monitorado com bem mais tranquilidade para o hospital de referência aqui do município. É um aparelho que é completo, você tem a possibilidade de fazer a desfibrilação, a cardioversão que são manobras que o médico realiza para tirar um paciente de uma parada cardiorespiratória. Também tem o aparelho de bomba de infusão que a gente pode calcular a dose certinha do medicamento que vai ser transportado e aplicado nos pacientes durante o transporte, então eu acho que é um avanço importante para o município, e o prefeito e o secretário fizeram uma boa aquisição qu 365267 e com certeza vai melhorar bastante a qualidade de transporte dos pacientes aqui do município". Explicou Medrado.   

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brListamos abaixo os principais equipamentos que estão presentes na nova ambulância e suas respectivas funções para mostrar a importância que cada um tem no atendimento de primeiros socorros:  

Bomba de infusão - A bomba infusora é um dos mais práticos recursos habitualmente disponíveis na UTI e/ou Sala de Emergência, e mesmo em algumas ambulâncias modernas. Permite administrar de maneira confiável os fármacos mais delicados de acordo com dosagens de mg/min ou ml/h.

Imagem do Site www.tocnoticias.com.brMonitor de cardioversão - Serve para normalizar  por meio de um choque elétrico no tórax do paciente que estiver com parada cardio-respiratório ou ritmo irregular ou rápido num ritmo normal do coração. Esse aparelho é essencial em casos de ritmos rápidos que proporcionam risco de vida "taquicardia", quando esses causam sintomas graves como desmaios, pressão baixa, angina, falta de ar importante, ou quando as medicações falharam em restaurar o ritmo normal do coração.

Oximetro - É um dispositivo médico que mede indiretamente a quantidade de oxigênio no sangue de um paciente. É anexado a um monitor, para que os enfermeiros, médicos ou técnicos de enfermagem possam ver a oxigenação em relação ao tempo.

Fonte: Redação do Tocnoticias