Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Aldeia Mariazinha Recebe a 5ª CIPM de Tocantinópolis Para Discutir Conselho Comunitário de Segurança

Data do post: 30/01/2018 12:59:58 - Visualizações: (1506)

Ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, na Aldeia Mariazinha, reunião para discutir a criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).

5ª CIPM-Tocantinópolis

A Reunião que aconteceu na Aldeia Mariazinha, fez parte de uma série de outras reuniões que aconteceram na região, inclusive na cidade de Ananás, tiveram 3 reuniões, onde já houve a eleição e já foi realizado o Curso de Agente Comunitário de Segurança - CACS. Na ocasião, o Cap. Maciel presidiu a palestra, apresentando o projeto a ser desenvolvido na cidade de Tocantinópolis e esclarecendo todas as dúvidas existentes entre os participantes.

5ª CIPM-Tocantinópolis“Em todo lugar há problemas com a segurança, aqui (na aldeia) não é diferente. É importante que haja um representante da comunidade indígena para nos auxiliar na resolução de questões de segurança que acontecem aqui dentro”, destacou o Cap. Maciel.

Ele ainda frisou que, mesmo como policial militar, faz parte da sociedade e da comunidade do bairro que ele mora. Deixando claro que, depende dele também, a segurança da sua família quando sai para o trabalho. Que não gostaria de se tornar mais uma vítima da violência no município.

Portanto, com a criação do CONSEG, a participação da comunidade e dos agentes será de grande importância, tendo em vista que esse trabalho é baseado na CONFIANÇA. “É preciso que haja um representante de cada comunidade, para que assim, os demais moradores se sinta mais seguros ao relatar fatos que estejam acontecendo para que o problema seja resolvido o mais rápido possível, evitando assim, que a situação se agrave”, ressaltou ainda o palestrante.

Para Gilberto Apinajé, Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Indígena Tekator, a PM, muitas vezes atende ocorrências na aldeia quando o não índio entra na reserva, quando trata da questão de drogas e quando há violência entre o próprio índio. “Essa parceria é muito importante, pois podemos falar a forma correta de conviver em sociedade e que, não é por que estamos numa zona rural ou numa reserva indígena que podemos fazer de tudo. Saber que existe a lei e que ela tem de ser cumprida, seja onde for”.

5ª CIPM-TocantinópolisO CONSEG é uma entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária, que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo de projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com entidades públicas e privadas.

“Nós já criamos uma equipe de segurança aqui e teve muito apoio dos indígenas. Com esse projeto que está sendo apresentado pra nós é importante pra que possamos ajudar a nossa família. Não é só aqui que vai acontecer, está acontecendo em vários lugares, pois o mesmo é de âmbito nacional. Como nós, indígenas Apinajé, fazemos parte desse município de Tocantinópolis, temos que estar juntos também, pra gente participar e aproveitar as oportunidades”, declarou Emílio Dias Apinajé, diretor da Escola Estadual Indígena Tekator, na Aldeia Mariazinha.

O próximo passo agora é reunir com os representantes da comunidade, ministrar o Curso de Agente Comunitário de Segurança para eles e eleger a diretoria do CONSEG, para que este entre em atividade.

Fonte: 5ª CIPM- Tocantinópolis