Aldeia Mariazinha Recebe a 5ª CIPM de Tocantinópolis Para Discutir Conselho Comunitário de Segurança

Data do post: 30/01/2018 12:59:58 - Visualizações: (969)    Imprimir

Ocorreu na noite de ontem, segunda-feira, na Aldeia Mariazinha, reunião para discutir a criação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG).

5ª CIPM-Tocantinópolis

A Reunião que aconteceu na Aldeia Mariazinha, fez parte de uma série de outras reuniões que aconteceram na região, inclusive na cidade de Ananás, tiveram 3 reuniões, onde já houve a eleição e já foi realizado o Curso de Agente Comunitário de Segurança - CACS. Na ocasião, o Cap. Maciel presidiu a palestra, apresentando o projeto a ser desenvolvido na cidade de Tocantinópolis e esclarecendo todas as dúvidas existentes entre os participantes.

5ª CIPM-Tocantinópolis“Em todo lugar há problemas com a segurança, aqui (na aldeia) não é diferente. É importante que haja um representante da comunidade indígena para nos auxiliar na resolução de questões de segurança que acontecem aqui dentro”, destacou o Cap. Maciel.

Ele ainda frisou que, mesmo como policial militar, faz parte da sociedade e da comunidade do bairro que ele mora. Deixando claro que, depende dele também, a segurança da sua família quando sai para o trabalho. Que não gostaria de se tornar mais uma vítima da violência no município.

Portanto, com a criação do CONSEG, a participação da comunidade e dos agentes será de grande importância, tendo em vista que esse trabalho é baseado na CONFIANÇA. “É preciso que haja um representante de cada comunidade, para que assim, os demais moradores se sinta mais seguros ao relatar fatos que estejam acontecendo para que o problema seja resolvido o mais rápido possível, evitando assim, que a situação se agrave”, ressaltou ainda o palestrante.

Para Gilberto Apinajé, Coordenador Pedagógico da Escola Estadual Indígena Tekator, a PM, muitas vezes atende ocorrências na aldeia quando o não índio entra na reserva, quando trata da questão de drogas e quando há violência entre o próprio índio. “Essa parceria é muito importante, pois podemos falar a forma correta de conviver em sociedade e que, não é por que estamos numa zona rural ou numa reserva indígena que podemos fazer de tudo. Saber que existe a lei e que ela tem de ser cumprida, seja onde for”.

5ª CIPM-TocantinópolisO CONSEG é uma entidade sem fins lucrativos, de adesão voluntária, que se reúne normalmente uma vez por mês ou em ocasiões especiais, quando necessário. Além de discutir estratégias para o enfrentamento dos problemas de segurança pública da comunidade, a organização atua também no desenvolvendo de projetos educativos, sociais, culturais, esportivos e ambientais, sejam eles de iniciativa própria (do CONSEG) ou em parceria com entidades públicas e privadas.

“Nós já criamos uma equipe de segurança aqui e teve muito apoio dos indígenas. Com esse projeto que está sendo apresentado pra nós é importante pra que possamos ajudar a nossa família. Não é só aqui que vai acontecer, está acontecendo em vários lugares, pois o mesmo é de âmbito nacional. Como nós, indígenas Apinajé, fazemos parte desse município de Tocantinópolis, temos que estar juntos também, pra gente participar e aproveitar as oportunidades”, declarou Emílio Dias Apinajé, diretor da Escola Estadual Indígena Tekator, na Aldeia Mariazinha.

O próximo passo agora é reunir com os representantes da comunidade, ministrar o Curso de Agente Comunitário de Segurança para eles e eleger a diretoria do CONSEG, para que este entre em atividade.

Fonte: 5ª CIPM- Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1431

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Em Desafio a Polícia, Criminosos Furtam Residência do Delegado Tiago Daniel em Tocantinópolis

13/12/2018
Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor de Tocantinópolis Encerra Nesta Quinta feira (13)

13/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Três Suspeitos por Tráfico de Drogas. Um Deles Pela Terceira Vez em Duas Semanas

11/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Mais um Suspeito de Tráfico de Drogas Que Comercializava no Setor Cidade Alta

10/12/2018
"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

10/12/2018
Motorista Tenta Passar Por Cais Inundado e Caminhonete Afunda no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Todas as Notícias