Defesa Civil Estadual Emitirá Alerta de Desastres Naturais Via SMS

Data do post: 02/02/2018 18:20:53 - Visualizações: (246)    Imprimir

A partir do próximo dia 20 de fevereiro, toda a população tocantinense poderá receber alerta de desastres naturais via SMS. 

Corpo de Bombeiros MilitarO anúncio foi feito durante reunião, na tarde da última segunda-feira, 29, na sede da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional em Brasília. 

Uma parceria da Sedec, órgãos estaduais correlatos e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o projeto de envio de mensagens via SMS voltadas à proteção e defesa civil da população, cumpre o que determina o artigo 15-B da Lei 12.983/2014, que estabelece: “As empresas exploradoras de serviço móvel pessoal são obrigadas a transmitir gratuitamente informações de alerta à população sobre risco de desastre, por iniciativa dos órgãos competentes, nos termos de regulamento.”

Coordenada pelo secretário nacional da Sedec, Renato Newton Ramlow, a reunião discutiu o atraso no envio de mensagens; o conteúdo das mensagens; a avaliação do projeto e a proposta de melhorias.

Segundo o secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Tocantins (Cedec/TO) que participou da reunião, em Brasília, major Diógenes Madeira de Oliveira, o sistema é desenvolvido pelo Governo Federal por meio das operadoras de telefonia móvel, as mensagens de alerta serão desenvolvidas pela Cedec. “Para a Defesa Civil Estadual será fundamental essa comunicação com a sociedade em todo o Tocantins. Hoje, são divulgadas informações, nas mídias, que, muitas vezes, não é a Defesa Civil quem repassa. O sistema será um canal direto com a comunidade. Aconteceu alguma coisa ou corre o risco de acontecer, a Defesa Civil vai emitir um alerta previamente, já determinando quais os locais que deverão tomar os devidos cuidados”, ressaltou o secretário.

Ainda de acordo com major Diógenes, o trabalho será feito em parcerias também com as defesas civis municipais, “para que possamos diminuir os riscos de desastres e tenha uma comunicação mais direta com a sociedade. Os alertas serão de eventos adversos como chuvas, temporais, vendavais, incêndios florestais e outros”, disse.

Corpo de Bombeiros MilitarPelo calendário da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o sistema do alerta de mensagens por SMS já estará disponível para o Tocantins, Distrito Federal e Mato Grosso no próximo dia 19 de fevereiro. Em 2017, o sistema foi implantando em Santa Catarina (SC), Paraná (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES).

Em janeiro deste ano, aderiram os estados do Rio Grande do Sul (RS), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS) e Goiás (GO). A previsão é que o sistema seja implantado nos demais Estados até março de 2018.

Cadastro

Os moradores dos Estados que já contam com o sistema devem receber no celular a mensagem: "Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar basta responder com os oito números do CEP de interesse com ou sem hífen ou ponto". Não é preciso ter créditos nem internet.

Se o usuário, por algum motivo, não receber esse comunicado, ele poderá enviar um SMS para 40199 com os CEPs de interesse. Em ambos os casos, o usuário receberá um informe indicando se o cadastro foi realizado.

“O diferencial é que a mensagem será emitida por SMS e todos os celulares de DDD 63, desde os mais básicos até os mais avançados, receberão esse SMS, solicitando a adesão ao serviço. Todas as operadoras de telefonia emitirão essa mensagem”, finalizou major Diógenes Oliveira.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Pesquisa IBOPE Mostra Mauro Carlesse com 50% das Intenções de Votos no TO

Foto da notícia

Data: 17/08/2018 22:49:42 - Visualizações: 353

Notícias Relacionadas

20/08/2018
Em Comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo Adapec Realiza Palestra Sobre Uso Correto e Seguro de Agrotóxicos

20/08/2018
Equipe de Agricultura de Babaçulândia Faz Visita Técnica Para Implantar Viveiro de Espécie Nativa

20/08/2018
Na Primeira Semana de Campanha, Fabion Recebe Apoios em Sete Cidades do Bico do Papagaio

20/08/2018
Comitê do Fogo Lança Operação Integrada de Fiscalização a Incêndios Florestais

20/08/2018
Polícia Civil Incinera Drogas Apreendidas em Lagoa da Confusão

20/08/2018
Ex-aluna Garante na Justiça Emissão de Diploma e Indenização de R$ 150 mil Contra a Unitins

Todas as Notícias