Parceria Entre Naturatins e Prefeitura de Porto Nacional é Reforçada em Encontro

Data do post: 02/02/2018 20:12:05 - Visualizações: (131)    Imprimir

Na manhã desta sexta-feira, 2, representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), estiveram na Prefeitura do município de Porto Nacional. A visita ao prefeito teve como objetivo tratar da construção da sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, localizada no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional, lugar que está em pleno crescimento.

Naturatins-TOO superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal César de Castro, contou que o encontro foi muito produtivo e que a finalidade foi reforçar a parceria entre as instituições para dar início aquela obra. “Já existem indústrias e loteamentos e neste caso o meio ambiente tem que andar junto. Temos que manter o controle da utilização de todos os recursos naturais, para que no futuro, o local não seja comprometido com a poluição, assoreamento dos córregos, dentre outros agravantes”, assegurou.

O gestor enfatiza que a estrutura da sede da APA poderá acomodar servidores da Secretária do Meio Ambiente, e que a parceria que já existe na fiscalização e monitoramento de empreendimentos instalados naquela localidade, serão ampliadas. “Não podemos perder o controle ambiental no distrito de Luzimangues e nas suas imediações. Haja vista que existe a APA Lago de Palmas que tem esse objetivo. Acredito que esta parceria em breve vai resultar na inauguração dessa obra magnífica que é a sede da APA Lago de Palmas”, concluiu.

O diretor de Meio Ambiente do município, Thiago Arlindo, afirmou que o encontro foi muito apropriado e resultou na discussão de possíveis parcerias, isso porque a APA Lago de Palmas que está localizada totalmente no distrito de Luzimangues – Porto Nacional. Ele falou que alguns encaminhamentos foram definidos, especificamente sobre a cessão de área para a construção da sede da APA e de como a prefeitura poderá auxiliar neste processo.

“Por determinação do prefeito, nós vamos ajudar no que foi possível, principalmente na parte de compensação de multas ambientais e sempre que houver essa possibilidade de pactuação a prefeitura tende a ser parceira. Penso Naturatins-TOque tanto a prefeitura como o Naturatins, iremos seguir estas proposições. E quando estas resoluções foram definidas, iremos nos encontrar periodicamente, no sentido de estreitar os laços e realizar a melhor gestão para a APA Lago de Palmas”, sugeriu.

O Supervisor da APA Lago de Palmas, Abel Cardoso de Andrade enfatizou que o encontro foi positivo e na ocasião foi apresentado ao prefeito de Porto Nacional, o projeto da sede da APA e também o que já foi viabilizado. Como criação da Associação da APA que é extremamente importante para Palmas e Porto Nacional. “Apontamos que a finalidade exclusiva da Associação é apoiar a gestão da APA, além de buscar parcerias para construção da sede”, considerou.

Para o prefeito Joaquim Maia, o projeto para a construção da sede da APA Lago de Palmas terá o apoio da prefeitura. “Este é um excelente projeto que irá contribuir com o crescimento de Luzimangues e região e acima de tudo depois da conclusão da sede, o local será um ponto de educação ambiental, preservação e fiscalização de toda a região no âmbito do Lago”.

Na oportunidade também foi apresentado ao gestor municipal à possibilidade de se criar futuramente nas proximidades da APA, um parque ou um bosque municipal. Para a próxima quinta-feira, 8, ficou agendada uma visita do prefeito de Porto, ao local onde será construída a APA Lago de Palmas.

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Preso da CPP de Tocantinópolis Escreve Bilhete Ameaçando Matar o Delegado Regional Tiago Daniel

Foto da notícia

Data: 24/02/2018 15:36:52 - Visualizações: 3918

Notícias Relacionadas

23/02/2018
Polícia Civil Prende Suspeito Por Crime de Violência Sexual

23/02/2018
Emenda da Mesa Diretora Propõe Destinar Recursos Diretamente aos Municípios

23/02/2018
Benefício: Justiça Converte Prisão Preventiva em Domiciliar Para mulher que tem Três Filhos Pequenos

23/02/2018
No Ministério das Cidades, Deputada Dorinha Busca Recursos Para Municípios Tocantinenses

23/02/2018
MPE Obtém Decisão Judicial que Proíbe Participação de Crianças e Adolescentes no Concurso de Miss em Paraíso

23/02/2018
Assembleia Prepara Treinamento Para Servidores no Trabalho em Equipe

Todas as Notícias