Senar e Prefeitura Ofertam Cursos e Exames Preventivos Para População de Tocantinópolis

Data do post: 03/02/2018 04:25:50 - Visualizações: (1007)    Imprimir

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio da Escola da Terra, em parceria com a Prefeitura de Tocantinópolis e as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social ofertaram de 25 a 29 de janeiro, cursos de Aplicação de Agrotóxicos, e Planejamento, Higiene e Conservação de Alimentos, para agentes de endemias, cozinheiras e merendeiras. Mais de 460 pessoas já foram certificadas no município de Tocantinópolis.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoO curso de Aplicação de Agrotóxicos tem o objetivo de capacitar os participantes a procederem à aplicação de agrotóxicos com equipamento de pulverização auto propelido, de forma precisa e consciente. Os participantes receberam noções de apresentação e manuseio do equipamento; cuidados gerais na pulverização; calibragem; produtos usados; revisão e lavagem do pulverizador; manutenção do pulverizador; preparação correta e segura para aplicação de agrotóxicos e uso correto dos EPI’s.

Foto: Dirceu LenoJá as merendeiras atuantes nas escolas e no CRAS, bem como as cozinheiras que desempenham suas funções no Hospital Municipal José Sabóia foram capacitadas quanto ao planejamento, higienização e conservação de alimentos. Durante o treinamento, as cursistas aprenderam sobre alimentação e saúde; seleção dos alimentos/educação do consumidor; educação ambiental; higiene do ambiente, equipamentos, utensílios, alimentos e pessoal; conservação dos alimentos (calor, frio, salga, açúcar, fermentação, acidificação); armazenamento adequado dos alimentos; preparo dos alimentos utilizando técnicas de conservação; noções de administração de recursos; organização comunitária e economia familiar.

Foto: Dirceu LenoA cerimônia de certificação dos cursistas contou com a presença da senadora e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins, Kátia Abreu; do prefeito Paulo Gomes; do secretário de Saúde, Jair Aguiar; da secretária de Educação, Cristiane de Oliveira; da secretária de Assistência Social, Eleny Araújo; do presidente do Sindicato Rural de Tocantinópolis, Gilmar Gonçalves; e demais servidores do município.

A presidente Kátia Abreu, destacou que a conclusão desses cursos é de suma importância, não só para o conhecimento adquirido, mas para complementar a renda da família. “Eu fico muito entusiasmada com a realização desses cursos, por que sei que nós do Senar, estamos oferecendo uma oportunidade de vocês aumentarem a renda de suas famílias”, disse.

Foto: Dirceu LenoExames PSA e Colo do Útero

A parceria entre as instituições tornou possível ainda a realização de exames preventivos de citopatológicos e PSA – Antígeno Prostático Especifico. De acordo com o secretário de Saúde, a ação realizada na terça-feira (30), no espaço cultural da Beira Rio, foi grande valia, pois além de ser preventiva, oportuniza uma melhor saúde à população. “A realização dos exames de prevenção, para homens e mulheres, é de suma importância para a saúde pública. Haja vista, que a identificação em tempo oportuno, tanto do câncer de próstata quanto de colo de útero, representa maior chance de tratamento, cura e sobrevida para as pessoas”, disse Jair Aguiar.

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Vereadores Anulam Eleição Recente Para Eleger Outro Presidente

Foto da notícia

Data: 14/12/2018 04:23:03 - Visualizações: 1431

Notícias Relacionadas

14/12/2018
Em Desafio a Polícia, Criminosos Furtam Residência do Delegado Tiago Daniel em Tocantinópolis

13/12/2018
Festejo em Honra a Santa Luzia da Comunidade Vila Valdenor de Tocantinópolis Encerra Nesta Quinta feira (13)

13/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Três Suspeitos por Tráfico de Drogas. Um Deles Pela Terceira Vez em Duas Semanas

11/12/2018
PM de Tocantinópolis Prende Mais um Suspeito de Tráfico de Drogas Que Comercializava no Setor Cidade Alta

10/12/2018
"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

10/12/2018
Motorista Tenta Passar Por Cais Inundado e Caminhonete Afunda no Rio Tocantins em Tocantinópolis

Todas as Notícias