Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

SSP Promove Reuniões com Dirigentes da Polícia Científica em Palmas

Data do post: 06/02/2018 15:11:39 - Visualizações: (796)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO), por meio da Superintendência de Polícia Científica realizou, ao longo da última semana, uma série de reuniões com dirigentes e demais representantes do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Identificação (II), Instituto de Genética Forense, (IGF), bem como do Instituto de Criminalística, (IC).

Secretaria de Segurança Pública-TOOs encontros ocorreram no auditório da SSP, em Palmas e tiveram como objetivo principal discutir o planejamento estratégico das ações a serem realizadas pelos quatro institutos, no ano de 2018, bem como realizar à entrega de insumos e equipamentos aos Núcleos de Palmas e também do interior do Estado, além de tratar de outros assuntos de relevância para a Polícia Científica.

O evento teve início na quinta-feira, 1, pela manhã quando o Secretário da Segurança Pública, César Roberto Simoni de Freitas e o Superintendente da Polícia Científica, Marcelo Diniz, recepcionaram o diretor do Instituto de Medicina Legal, Jorge Guardiola, que se fez acompanhar pelo gerente-geral do Instituto, Jefferson Pereira, bem como dos diretores dos 12 Núcleos de Medicina Legal do interior do Estado, além de representantes de classe.

Secretaria de Segurança Pública-TOAs reuniões foram retomadas, na quinta-feira, 1, à tarde, quando o secretário e o superintendente deram as boas-vindas a Diretora-Geral do Instituto de Identificação, Francilina Parrião, que na ocasião estava acompanhada pelos Gerentes do II, Ricardo Rocha Gomes e Valtenir de Freitas Carvalho. Também participaram da reunião, os chefes dos 12 Núcleos de Identificação do interior do Estado.

As reuniões foram encerradas na sexta-feira, 2, também à tarde com a presença do diretor do Instituto de Criminalística, Zilmondes Feitosa, do Gerente do IC, perito José Carlos Rezende, bem como dos chefes de seção da capital e ainda, os chefes dos 13 núcleos do IC, espalhados por todo o estado. Na oportunidade, a gerente do Instituto de Genética Forense, Patrícia Bonilha de Toledo Piza, juntamente com o perito Wanderson Santana Rocha e representantes de classe também se fizeram presentes à reunião.

A pauta, que foi comum aos quatro institutos, teve como finalidade realizar a divulgação das tratativas da elaboração da lei orgânica da polícia civil; discutir a situação dos imóveis que abrigam os núcleos do interior e projetos de melhoramento; bem como, efetuar a entrega de equipamentos.

Secretaria de Segurança Pública-TODurante as reuniões foram entregues aos chefes de núcleo; 34 notebook, 32 câmeras fotográficas digitais, 20 aparelhos de ar condicionado de 18.000 btus, 1 estufa para esterilização, 1 capela centrífuga, 2 balanças de precisão, 1 Phmetro portátil, 1 Colposcópio com vídeos, 12 mesas ginecológicas, 8 transformadores p/ impressora e 1 Scanner Humano; os quais foram distribuídos para os núcleos do três institutos, em todo o estado.

Durante os encontros também foram realizadas a divulgação dos processos de compras, os quais se encontram em andamento, para aquisição de equipamentos e material de consumo para todas as unidades dos três Institutos.

Os equipamentos são compostos por cinco rabecões, envelopes e materiais para implantação da cadeia de custódia, três aparelhos de raio x móvel digital, três medidores ambientais, sistemas de informática, três workstation (estações de trabalho), três servidores lâmina, materiais de consumo e hospitalares, bem como 14 câmeras digitais.

Na ocasião, o superintende Marcelo Diniz anunciou a nomeação de mais três peritos oficiais da área criminal; que atuarão em Núcleos do Interior do Estado. No decorrer das reuniões, cada chefe de núcleo do interior e da Capital, fez uso da palavra a fim de elaborar um panorama geral dos trabalhos realizados, em 2017, bem como traçar as metas e objetivos a serem alcançados para o ano de 2018. Eles também contribuíram com sugestões visando melhorar ainda mais os serviços que são ofertados, diariamente, à população do estado pelo IC, II, IGF e IML.

Secretaria de Segurança Pública-TOAo final de todas as reuniões, os representantes de classe também puderam se manifestar a respeito da atual conjuntura em que se encontram os profissionais da perícia tocantinense. Marcelo Diniz também ressaltou as inúmeras parcerias firmadas com prefeitura e o Poder Judiciário, objetivando fortalecer a atuação da Polícia Científica no Estado. 

Ao final do último dia do encontro, o Superintendente da Polícia Civil, Marcelo Diniz traçou um balanço das ações realizadas nos três dias de reuniões, as quais, em seu ponto de vista, foram muito proveitosas.

“Os encontros alcançaram e superaram os objetivos propostos inicialmente, pois tínhamos a ideia de reunir os policiais científicos, que integram o Instituto de Identificação, de Criminalística e Médico Legal, de todo o estado, com a finalidade de repassar algumas diretrizes e objetivos que queremos desenvolver ao longo de 2018, com a única e exclusiva finalidade de melhorar cada vez mais os atendimentos prestados pelos três órgãos”, pontuou.

O superintendente também ressaltou a entrega de equipamentos e insumos para os Núcleos de Perícia, Identificação e Medicina Legal do Interior do Estado, o que, segundo ele, faz parte da política de fortalecimento da Polícia Científica, a qual foi determinada pelo Secretario da Pública, César Simoni. “Estamos dotando todos os núcleos do estado com materiais, insumos e mais pessoal para que as ações sejam realizadas com mais celeridade e mais qualidade”, disse.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO