SSP Promove Reuniões com Dirigentes da Polícia Científica em Palmas

Data do post: 06/02/2018 15:11:39 - Visualizações: (205)    Imprimir

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Estado do Tocantins (SSP-TO), por meio da Superintendência de Polícia Científica realizou, ao longo da última semana, uma série de reuniões com dirigentes e demais representantes do Instituto de Medicina Legal (IML), Instituto de Identificação (II), Instituto de Genética Forense, (IGF), bem como do Instituto de Criminalística, (IC).

Secretaria de Segurança Pública-TOOs encontros ocorreram no auditório da SSP, em Palmas e tiveram como objetivo principal discutir o planejamento estratégico das ações a serem realizadas pelos quatro institutos, no ano de 2018, bem como realizar à entrega de insumos e equipamentos aos Núcleos de Palmas e também do interior do Estado, além de tratar de outros assuntos de relevância para a Polícia Científica.

O evento teve início na quinta-feira, 1, pela manhã quando o Secretário da Segurança Pública, César Roberto Simoni de Freitas e o Superintendente da Polícia Científica, Marcelo Diniz, recepcionaram o diretor do Instituto de Medicina Legal, Jorge Guardiola, que se fez acompanhar pelo gerente-geral do Instituto, Jefferson Pereira, bem como dos diretores dos 12 Núcleos de Medicina Legal do interior do Estado, além de representantes de classe.

Secretaria de Segurança Pública-TOAs reuniões foram retomadas, na quinta-feira, 1, à tarde, quando o secretário e o superintendente deram as boas-vindas a Diretora-Geral do Instituto de Identificação, Francilina Parrião, que na ocasião estava acompanhada pelos Gerentes do II, Ricardo Rocha Gomes e Valtenir de Freitas Carvalho. Também participaram da reunião, os chefes dos 12 Núcleos de Identificação do interior do Estado.

As reuniões foram encerradas na sexta-feira, 2, também à tarde com a presença do diretor do Instituto de Criminalística, Zilmondes Feitosa, do Gerente do IC, perito José Carlos Rezende, bem como dos chefes de seção da capital e ainda, os chefes dos 13 núcleos do IC, espalhados por todo o estado. Na oportunidade, a gerente do Instituto de Genética Forense, Patrícia Bonilha de Toledo Piza, juntamente com o perito Wanderson Santana Rocha e representantes de classe também se fizeram presentes à reunião.

A pauta, que foi comum aos quatro institutos, teve como finalidade realizar a divulgação das tratativas da elaboração da lei orgânica da polícia civil; discutir a situação dos imóveis que abrigam os núcleos do interior e projetos de melhoramento; bem como, efetuar a entrega de equipamentos.

Secretaria de Segurança Pública-TODurante as reuniões foram entregues aos chefes de núcleo; 34 notebook, 32 câmeras fotográficas digitais, 20 aparelhos de ar condicionado de 18.000 btus, 1 estufa para esterilização, 1 capela centrífuga, 2 balanças de precisão, 1 Phmetro portátil, 1 Colposcópio com vídeos, 12 mesas ginecológicas, 8 transformadores p/ impressora e 1 Scanner Humano; os quais foram distribuídos para os núcleos do três institutos, em todo o estado.

Durante os encontros também foram realizadas a divulgação dos processos de compras, os quais se encontram em andamento, para aquisição de equipamentos e material de consumo para todas as unidades dos três Institutos.

Os equipamentos são compostos por cinco rabecões, envelopes e materiais para implantação da cadeia de custódia, três aparelhos de raio x móvel digital, três medidores ambientais, sistemas de informática, três workstation (estações de trabalho), três servidores lâmina, materiais de consumo e hospitalares, bem como 14 câmeras digitais.

Na ocasião, o superintende Marcelo Diniz anunciou a nomeação de mais três peritos oficiais da área criminal; que atuarão em Núcleos do Interior do Estado. No decorrer das reuniões, cada chefe de núcleo do interior e da Capital, fez uso da palavra a fim de elaborar um panorama geral dos trabalhos realizados, em 2017, bem como traçar as metas e objetivos a serem alcançados para o ano de 2018. Eles também contribuíram com sugestões visando melhorar ainda mais os serviços que são ofertados, diariamente, à população do estado pelo IC, II, IGF e IML.

Secretaria de Segurança Pública-TOAo final de todas as reuniões, os representantes de classe também puderam se manifestar a respeito da atual conjuntura em que se encontram os profissionais da perícia tocantinense. Marcelo Diniz também ressaltou as inúmeras parcerias firmadas com prefeitura e o Poder Judiciário, objetivando fortalecer a atuação da Polícia Científica no Estado. 

Ao final do último dia do encontro, o Superintendente da Polícia Civil, Marcelo Diniz traçou um balanço das ações realizadas nos três dias de reuniões, as quais, em seu ponto de vista, foram muito proveitosas.

“Os encontros alcançaram e superaram os objetivos propostos inicialmente, pois tínhamos a ideia de reunir os policiais científicos, que integram o Instituto de Identificação, de Criminalística e Médico Legal, de todo o estado, com a finalidade de repassar algumas diretrizes e objetivos que queremos desenvolver ao longo de 2018, com a única e exclusiva finalidade de melhorar cada vez mais os atendimentos prestados pelos três órgãos”, pontuou.

O superintendente também ressaltou a entrega de equipamentos e insumos para os Núcleos de Perícia, Identificação e Medicina Legal do Interior do Estado, o que, segundo ele, faz parte da política de fortalecimento da Polícia Científica, a qual foi determinada pelo Secretario da Pública, César Simoni. “Estamos dotando todos os núcleos do estado com materiais, insumos e mais pessoal para que as ações sejam realizadas com mais celeridade e mais qualidade”, disse.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Diário Oficial da Terça Feira (14), Traz Aviso de Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126 Trecho Tocantinópolis/Ribeirão Grande

Foto da notícia

Data: 15/08/2018 22:45:42 - Visualizações: 2262

Notícias Relacionadas

17/08/2018
Com o Apoio da DPE-TO, Paciente Consegue Substituir Prótese Fornecida em Tamanho Inadequado

17/08/2018
Combate à Violência Contra Mulher é Foco da Semana Justiça Pela Paz em Casa

17/08/2018
Sesau tem 15 Dias Para Responder Sobre Problemas Identificados no Hospital Regional de Dianópolis

16/08/2018
Ministério Público e Polícia Civil Discutem Acerca de Investigação de Crimes Cometidos Por Militares

16/08/2018
Seminário da Ouvidoria Judiciária Debate Importância do Acesso à Informação no Setor Público

16/08/2018
Coligação de Mauro Carlesse Formaliza Registro de Candidaturas Junto ao TRE

Todas as Notícias