Naturatins Participa de Lançamento do Projeto de Gestão Ambiental da Aldeia Porteira

Data do post: 06/02/2018 15:14:40 - Visualizações: (143)    Imprimir

Como parte da programação para execução do projeto de gestão territorial e ambiental da aldeia Porteira, localizada no município de Tocantínia, ocorreu na última sexta-feira, 2, o lançamento oficial do Projeto, que o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) é parceiro, por meio da Superintendência de Gestão Ambiental. 

Naturatins-TOLogo após o lançamento os parceiros, os indígenas e as autoridades locais foram conhecer a área onde será executado o Projeto.

O historiador e educador ambiental do Naturatins, Rodrigo Casado, realizou a descrição, inclusive com o detalhamento do orçamento. O projeto o qual recebeu contribuição técnica do Naturatins por meio deste servidor, que redigiu a manifestação de interesse da Associação, quando participou do edital Dedicated Grant Mechanism (Mecanismo de Doação Dedicada do Fundo Internacional de Florestas – DGM / FIP Brasil) e foi contemplada. O Projeto captou recursos de cerca de R$ 180 mil, para desenvolver ações culturais e ambientais.

Recentemente aconteceu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto e a Associação Indígena Nrõzawi, da Aldeia Porteira. A Cooperação será no sentido de auxiliar os indígenas na construção de um viveiro de mudas que tem previsão de produzir neste ano 10 mil mudas nativas e frutíferas. Com esta ação os Xerentes têm como objetivo utilizar as mudas na recuperação de nascentes e áreas degradadas.

Naturatins-TOO Projeto visa também à construção da Casa da Cultura, que irá contribuir para o fortalecimento organizacional daquela aldeia. Neste lugar os indígenas irão promover ações como reuniões de interesse da classe, dentre outras atividades. A Casa também faz parte de um sonho antigo dos indígenas.

O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino destacou: “Caso ocorram despesas que não tenham previsão no projeto, no orçamento. A prefeitura do município como parceira está à disposição para arcar e auxiliar na execução do Projeto Rodrigo Casado” enfatizou.

Além do representante do Naturatins compareceram à cerimônia de apresentação do projeto, os indígenas, representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), bem como os membros do executivo e legislativo municipal.

Fonte: Naturatins-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Mantendo a Tradição, Vereador Gerri do Ribeirãozinho Realiza Festa em Homenagem as Mães Tocantinopolinas

Foto da notícia

Data: 19/05/2018 14:34:53 - Visualizações: 1146

Notícias Relacionadas

21/05/2018
Em Porto, Carlesse Reitera Apoio a Apae, Destaca Mutirão de Cirurgias e Visita Órgãos Públicos

21/05/2018
MPE Obtém Condenação de Um dos Autores da Morte de Corretor de Imóveis em Araguaína

21/05/2018
Kátia Abreu Diz na TV que Vai Cumprir Obrigação com o Tocantins no Momento Mais Difícil

21/05/2018
TJTO Aprova Reorganização de Competências em Varas e Juizados da Comarca de Palmas

21/05/2018
Líderes do Agronegócio Orientam Voto em Carlesse: “Governo Sensível às Demandas das Cadeias Produtivas”

21/05/2018
Liminar Atende Pedidos do MPE e Determina Restabelecimento de Estoque de Tornozeleiras Eletrônicas e Reforma da Unidade de Regime Semiaberto de Palmas

Todas as Notícias