Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Academia da Polícia Civil Promove Aula Inaugural do Curso 'Acadepol Cidadã'

Data do post: 06/02/2018 20:07:59 - Visualizações: (1119)

Na noite da última segunda-feira, 5, a Academia da Polícia Civil (Acadepol) realizou a aula inaugural do projeto “Academia Cidadã”. O referido projeto tem por objetivo promover curso de aperfeiçoamento com turma mista, composta por policiais civis, servidores administrativos, respectivos familiares e membros da comunidade, preferencialmente de baixa renda, em Palmas.

Secretaria de Segurança Pública-TOConforme o Diretor da Acadepol, Marcelo Falcão, o projeto visa ações em quatro níveis, sendo eles; educação, lazer, saúde e integração entre a polícia e a sociedade.

“A primeira ação do projeto é o curso, que tem dupla função, pois é uma ferramenta de capacitação destinada a policiais civis e servidores administrativos da SSP, que querem se aperfeiçoar em matérias como direito, língua portuguesa e informática e também serve para aqueles que querem se preparar para o concurso público da Polícia Militar”, ressaltou.

Além disso, o projeto visa à saúde dos participantes, uma vez que o curso ofertará aulas de educação física. “O curso também terá como um dos seus objetivos integrar à sociedade e a polícia, mostrando que a polícia civil moderna é uma polícia cidadã, por Secretaria de Segurança Pública-TOisso, o projeto se chama “Acadepol Cidadã”, pois trata-se de uma polícia que se preocupa e quer se integrar cada vez mais com o cidadão, seguindo as doutrinas de Polícia Comunitária”, pontuou.

O curso de aperfeiçoamento teve início com uma turma de 70 alunos, sendo que, nesta primeira etapa foram disponibilizadas pela acadepol; 40 vagas para pessoas da comunidade, cuja renda per capita não seja maior que 1 salário mínimo e 30 vagas para policiais civis e servidores administrativos da SSP-TO.

A carga horária total do curso é de 175/h, sendo que às aulas teóricas acontecerão na sede da Acadepol, a qual fica localizada na Quadra 804 Sul, em Palmas, no período de 5 de fevereiro a 10 de março, das 7h da noite às 11h, todos os dias. 

Secretaria de Segurança Pública-TOAinda de acordo com o delegado Falcão, o projeto Academia Cidadã foi uma sugestão do delegado, titular da DEIC Palmas, Wanderson Chaves de Queiroz, que também é um dos instrutores da Acadepol. “A Academia acatou a idéia e colocou o projeto em prática”, destacou o delegado.  

A grade curricular do curso é composta pelas disciplinas de língua portuguesa, a qual será ministrada pelo professor Darier da Silva Cabral, Raciocínio Lógico e Matemático, professor Edcarlos Rodrigues de Oliveira, Atualidades e Conhecimentos Regionais, pelo professor Cordeiro, Direito Constitucional com o delegado Wlademir Costa Mota Oliveira, Direito Penal/Legislação Especial com o delegado Wanderson Chaves de Queiroz.

Direitos Humanos com o professor Gleidison Antônio de Carvalho, Direito Penal Militar com o delegado Wlademir Costa Mota Oliveira, Direito Administrativo com o professor Rodrigo Schmidt, Noções de Informática, com o professor Marcelo Abdala de Souza e Raimundo Delgado Júnior, Legislação Militar Estadual, com o professor Adão Pereira dos Santos e Condicionamento Físico, com o professor Adenilson Caldeira da Silva

Secretaria de Segurança Pública-TOA solenidade de abertura do projeto; “Acadepol Cidadã”, também contou com a presença do subsecretário da Segurança Pública, Abizair Antônio Paniago, que em seu discurso ressaltou a importância da ação realizada pela Acadepol.

“A iniciativa da Academia da Polícia Civil é louvável e trará resultados importantes tanto para a melhoria da qualidade da prestação de serviços pelos servidores da SSP/PC, bem como quanto a contribuir no recrutamento de novos policiais para a nossa co-irmã Polícia Militar. Assim, desejamos sucesso e pleno êxito ao curso que ora se inicia”, ressaltou o subsecretário da SSP.

A abertura do projeto também contou com a presença do presidente do Sindepol, Delegado Mozart Félix, que na ocasião se fez acompanhar pelo vice-presidente da entidade, delegado Ibanez Ayres da Silva Neto.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública-TO