Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MPE Foi a Única instituição Pública do Tocantins a Realizar Ação de Conscientização no Dia da Internet Segura

Data do post: 07/02/2018 19:11:14 - Visualizações: (889)

Aconteceu nesta terça-feira, 06, o dia da Internet Segura. Em todo o mundo, foram desenvolvidas ações integradas em prol da conscientização para uso seguro, ético e responsável da internet. Denominada Safer Internet Day, a campanha é realizada em mais de 100 países. 

Ministério Público EstadualO Ministério Público do Tocantins foi a única instituição pública no Estado a participar das atividades simultâneas.

Na instituição, membros e servidores puderam participar, nas modalidades presencial e à distância, da palestra “Desafios e estratégias para o uso seguro da internet”, ministrada pelo servidor Claison Rezende Amorim, chefe da área de processamento de dados e tecnologia da informação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do MPE.

Durante aproximadamente três horas, os usuários conheceram os desafios e a vulnerabilidade da tecnologia no uso diário. As orientações começaram pela escolha de senhas e se estenderam ao uso de computadores, dispositivos móveis e aos alertas de danos causados por códigos maliciosos.

Claison destacou que as senhas são um importante instrumento e que, se não forem bem escolhidas, podem representar meios usuais para invasão dos equipamentos e da privacidade. Para o especialista, a instalação de programas originais, o uso de antivírus e a prática de verificar e mantê-los sempre atualizados, minimizam os impactos causados por ataques virtuais. “Vale destacar que, atualmente, os dispositivos móveis são os equipamentos favoritos para a disseminação de programas com códigos maliciosos, isso devido à facilidade de portar e à quantidade de recursos disponíveis”, disse.

Outro alerta foi quanto ao acesso de links recebidos por aplicativos de mensagens instantâneas ou através de spam que direcionam para sites falsos, conhecidos pelo uso da técnica de phishing. Ao serem acessados, além de outros danos, eles podem ser encaminhados automaticamente para todos os seus contatos. Para se certificar quanto à segurança do link, Claison orienta que o endereço seja conferido antes, e acessado diretamente por meio barra de endereço dos navegadores.

A palestra foi finalizada expondo as novidades da internet que devem fazer parte do nosso cotidiano em breve, a exemplo da Internet das Coisas, que é uma rede de objetos físicos, como veículos, eletrodomésticos, e outros equipamentos que possuem conexão de rede capaz de coletar e transmitir dados. Representam um grande risco porque, se comprometidos por um atacante, é possível roubar dados, alterar informações e causar inúmeros impactos.

Fonte: Ministério Público Estadual