MPE Foi a Única instituição Pública do Tocantins a Realizar Ação de Conscientização no Dia da Internet Segura

Data do post: 07/02/2018 19:11:14 - Visualizações: (107)    Imprimir

Aconteceu nesta terça-feira, 06, o dia da Internet Segura. Em todo o mundo, foram desenvolvidas ações integradas em prol da conscientização para uso seguro, ético e responsável da internet. Denominada Safer Internet Day, a campanha é realizada em mais de 100 países. 

Ministério Público EstadualO Ministério Público do Tocantins foi a única instituição pública no Estado a participar das atividades simultâneas.

Na instituição, membros e servidores puderam participar, nas modalidades presencial e à distância, da palestra “Desafios e estratégias para o uso seguro da internet”, ministrada pelo servidor Claison Rezende Amorim, chefe da área de processamento de dados e tecnologia da informação do Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do MPE.

Durante aproximadamente três horas, os usuários conheceram os desafios e a vulnerabilidade da tecnologia no uso diário. As orientações começaram pela escolha de senhas e se estenderam ao uso de computadores, dispositivos móveis e aos alertas de danos causados por códigos maliciosos.

Claison destacou que as senhas são um importante instrumento e que, se não forem bem escolhidas, podem representar meios usuais para invasão dos equipamentos e da privacidade. Para o especialista, a instalação de programas originais, o uso de antivírus e a prática de verificar e mantê-los sempre atualizados, minimizam os impactos causados por ataques virtuais. “Vale destacar que, atualmente, os dispositivos móveis são os equipamentos favoritos para a disseminação de programas com códigos maliciosos, isso devido à facilidade de portar e à quantidade de recursos disponíveis”, disse.

Outro alerta foi quanto ao acesso de links recebidos por aplicativos de mensagens instantâneas ou através de spam que direcionam para sites falsos, conhecidos pelo uso da técnica de phishing. Ao serem acessados, além de outros danos, eles podem ser encaminhados automaticamente para todos os seus contatos. Para se certificar quanto à segurança do link, Claison orienta que o endereço seja conferido antes, e acessado diretamente por meio barra de endereço dos navegadores.

A palestra foi finalizada expondo as novidades da internet que devem fazer parte do nosso cotidiano em breve, a exemplo da Internet das Coisas, que é uma rede de objetos físicos, como veículos, eletrodomésticos, e outros equipamentos que possuem conexão de rede capaz de coletar e transmitir dados. Representam um grande risco porque, se comprometidos por um atacante, é possível roubar dados, alterar informações e causar inúmeros impactos.

Fonte: Ministério Público Estadual

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

PRF de Porto Franco (MA), Prende Casal Transportando Droga Avaliada em Meio Milhão de Reais Dentro de um Fusca

Foto da notícia

Data: 25/02/2018 11:41:41 - Visualizações: 2178

Notícias Relacionadas

25/02/2018
Polícia Civil Prende Mulher Acusada de Mandar Matar a Amante do Marido, há 29 Anos, em Porto Nacional

23/02/2018
Polícia Civil Prende Suspeito Por Crime de Violência Sexual

23/02/2018
Emenda da Mesa Diretora Propõe Destinar Recursos Diretamente aos Municípios

23/02/2018
Benefício: Justiça Converte Prisão Preventiva em Domiciliar Para mulher que tem Três Filhos Pequenos

23/02/2018
No Ministério das Cidades, Deputada Dorinha Busca Recursos Para Municípios Tocantinenses

23/02/2018
MPE Obtém Decisão Judicial que Proíbe Participação de Crianças e Adolescentes no Concurso de Miss em Paraíso

Todas as Notícias