FAET INFORMA: Tocantins Incentiva Produção de Biodiesel na Agricultura Familiar

Data do post: 07/02/2018 19:12:52 - Visualizações: (518)    Imprimir

Com objetivo de demonstrar o potencial produtivo de biodiesel no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) com a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), implantou nos últimos meses, três Unidades Técnicas Demonstrativas com culturas Oleaginosas (UTDs) nos municípios de Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins e Brejinho de Nazaré.

FAET-TOEm Porto Nacional, a UTD está situada na Associação dos Assentados da Fazenda Família Feliz. No município de Santa Rosa do Tocantins é no Projeto de Assentamento Bom Jesus e em Brejinho de Nazaré, na Comunidade Quilombola Córrego Fundo. As oleaginosas cultivadas nas unidades de pesquisa são: algodão, amendoim, gergelim, macaúba e soja.

Para disseminar e nivelar as informações entre os produtores, a Seagro prevê a realização de dias de campo, no próximo mês de março, nos municípios de Santa Rosa e Brejinho de Nazaré.

Convênio

As ações fazem parte do Convênio 776968/2012, firmado entre o Governo do Tocantins, por meio da Seagro e Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário.

O convênio atua também na divulgação do Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel (PNBP) e sobre as vantagens oferecidas pelo Selo Combustível Social (SCS) a indústria e principalmente aos agricultores familiares. Segundo o Engenheiro Agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, “Os agricultores familiares têm o incentivo à produção e garantia de comercialização dos produtos bem como assistência e capacitação técnica, atualmente as indústrias são obrigadas a comprar no mínimo 15% da matéria prima para produção do biodiesel, percentual que varia de acordo com a região do país”, afirma.

PNBP

É um programa do Governo Federal, que objetiva a implementação de forma sustentável, tanto técnica, como econômica, da produção e uso do biodiesel, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, via geração de emprego e renda.

Principais diretrizes: Implantar um programa sustentável, promovendo inclusão social; garantir preços competitivos, qualidade e suprimento e produzir o biodiesel a partir de diferentes fontes oleaginosas fortalecendo as potencialidades regionais para a produção de matéria prima.

SCS

O Selo Combustível Social é um componente de identificação criado a partir do Decreto Nº 5.297, de 6 de dezembro de 2004, concedido pelo MDA ao produtor de biodiesel que cumpre os critérios descritos na Portaria nº 512, de 5 de setembro de 2017. O Selo confere ao seu possuidor o caráter de promotor de inclusão social dos agricultores familiares enquadrados do Pronaf.

A concessão do direito de uso do Selo Combustível Social permite ao produtor de biodiesel ter acesso as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins com coeficientes de redução diferenciados para o biodiesel, que varia de acordo com a matéria prima adquirida e região da aquisição, incentivos comerciais e de financiamento.

Como contrapartida destes benefícios o produtor assume algumas obrigações descritas na Portaria nº 512, de 5 de setembro de 2017, a destacar: Adquirir um percentual mínimo de matéria prima dos agricultores familiares no ano de produção de biodiesel; celebrar previamente contratos de compra e venda de matérias primas com os agricultores familiares ou com suas cooperativas e com reconhecimento de firma em cartório ou declaração da entidade representativa da agricultura daquele município e/ou estado e assegurar capacitação e assistência técnica a esses agricultores familiares contratados.

Fonte: FAET-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Em Luzinópolis, Idoso é Encontrado Morto em Avançado Estado de Decomposição

Foto da notícia

Data: 16/11/2018 12:26:31 - Visualizações: 2418

Notícias Relacionadas

16/11/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Receptação e Recupera Mais Uma Moto Furtada

16/11/2018
Vania Lúcia é a Nova Conselheira federal da Chapa Proativa

16/11/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Receptação e Recupera Moto Roubada

16/11/2018
Polícia Civil Prende Duas Pessoas Suspeitas de Assassinato

16/11/2018
Diretoria do Instituto de Criminalística do Tocantins Recebe Homenagem em Palmas

16/11/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Tentativas de Estupro

Todas as Notícias