Corpo de Bombeiros Participa de Reunião do Comitê da Amazônia Legal em Cuiabá

Data do post: 09/02/2018 15:18:58 - Visualizações: (177)    Imprimir

Bombeiros militares de oito estados brasileiros que integram a Amazônia Legal (apenas Roraima não pode comparecer), entre eles o Tocantins, participam, nesta semana, da primeira reunião técnica de assessores do Comitê de Proteção da Amazônia Legal (Copal), em Cuiabá (MT), e tem objetivo elaborar as diretrizes de integração de estratégias de combate a incêndios florestais na Amazônia Legal. O evento teve início na última terça-feira, 6, e segue até este sábado, 10.

Corpo de Bombeiros Militar

Palestrante no encontro, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), superintendente da Defesa Civil, no Estado e subchefe do Estado Maior, Peterson Queiroz de Ornelas, destacou, durante a sua fala, a estrutura e os objetivos do Comitê.  “O nosso principal objetivo é a integração entre os Corpos de Bombeiros da Amazônia Legal e a proteção dessa região”, destacou.

Na oportunidade, os assessores trabalharam nos projetos que serão apresentados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obtenção de recursos visando preparar e estruturar ainda mais os Corpos de Bombeiros no tocante a prevenção e combate aos incêndios florestais.

Nesta sexta-feira, 9, a reunião contou com a presença do diretor do Departamento de Florestas e de Combate ao Desmatamento, do Ministério do Meio Ambiente, Jair Schmitt, que explicou aos participantes a dinâmica necessária para essa integração das corporações e destacou a importância da criação do comitê para a obtenção dos recursos necessários à proteção da Amazônia Legal. 

Copal

Corpo de Bombeiros MilitarCriado em 2008, o Comitê de Proteção da Amazônia Legal tem como finalidade a busca pela integração dos organismos federais, estaduais, municipais, privados e Organizações não Governamentais (ONGs) para o melhor emprego, compartilhamento e otimização de recursos em prol da segurança ambiental da Amazônia.

Além das atividades de coordenação, execução, monitoramento e preservação do Bioma Amazônico, o Copal tem como meta o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros Militares da Amazônia Legal no que diz respeito à aplicação de recursos humanos, equipamentos de combate a incêndios florestais, logística e mobilização de militares para o desempenho das missões.

Amazônia Legal

Com uma extensão territorial de 5.217.423 km² (aproximadamente) - cerca de 60% do território brasileiro, a Amazônia Legal é formada pelos estados brasileiros que abrangem a área da região da Floresta Amazônica: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte dos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.  Criada pela 1.806, ainda em 1953, com o principal objetivo é promover e planejar o desenvolvimento da região.

Desmatamento

Dados do Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD) detectaram, em setembro de 2016, 387 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal. Isso representou um aumento de 69% em relação ao mesmo período de 2015 quando o desmatamento somou 229 quilômetros quadrados. Em setembro de 2016, o desmatamento ocorreu no Mato Grosso (42%), Pará (25%), Rondônia (16%), Amazonas (15%) e Tocantins (1%).

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

PRF de Porto Franco (MA), Prende Casal Transportando Droga Avaliada em Meio Milhão de Reais Dentro de um Fusca

Foto da notícia

Data: 25/02/2018 11:41:41 - Visualizações: 2130

Notícias Relacionadas

25/02/2018
Polícia Civil Prende Mulher Acusada de Mandar Matar a Amante do Marido, há 29 Anos, em Porto Nacional

23/02/2018
Polícia Civil Prende Suspeito Por Crime de Violência Sexual

23/02/2018
Emenda da Mesa Diretora Propõe Destinar Recursos Diretamente aos Municípios

23/02/2018
Benefício: Justiça Converte Prisão Preventiva em Domiciliar Para mulher que tem Três Filhos Pequenos

23/02/2018
No Ministério das Cidades, Deputada Dorinha Busca Recursos Para Municípios Tocantinenses

23/02/2018
MPE Obtém Decisão Judicial que Proíbe Participação de Crianças e Adolescentes no Concurso de Miss em Paraíso

Todas as Notícias