Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Seminário Defcom, em Palmas, Abordará Comunicação, Dia a Dia na Mídia e Linguagem Inclusiva

Data do post: 16/02/2018 15:48:13 - Visualizações: (1017)

O I Seminário Defcom – Defensoria e Comunicação será realizado nos próximos dias 2 e 3, na sede da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), em Palmas. 

Defensoria Pública-TOConceitos e práticas do jornalismo e da publicidade aplicados à comunicação institucional da Defensoria e o exercício do jornalismo na rotina dos profissionais de comunicação do Tocantins são temas que serão apresentados por meio de palestras e bate-papo com jornalistas convidados. A programação traz, ainda, uma abordagem especial à linguagem inclusiva na comunicação.

Com o tema “A dinâmica dos veículos de comunicação”, o Seminário é gratuito, prevê emissão de certificado a quem participar de toda a programação e é direcionado a servidores e membros da Defensoria, e a profissionais e estudantes de Comunicação. Outras pessoas interessadas nos temas a serem abordados também podem participar.

O Defcom é organizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da DPE e realizado pela Instituição, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública.  O apoio é da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, organização não governamental fundada há 15 anos no Rio de Janeiro (RJ), com atuação em ações para inclusão e acessibilidade. 

Comunicação

No primeiro dia do Seminário, 2 de março, a programação traz palestras e debates sobre a dinâmica dos veículos de comunicação. Para isso, profissionais do mercado de comunicação do Tocantins, com qualificada experiência em suas áreas de atuação, foram convidados para as palestras.

A organização funcional da Ascom da DPE e as estratégias do setor em ações para os públicos interno e externo também serão apresentadas.

Linguagem inclusiva

Já no segundo dia do seminário, 3 de março, a programação traz a palestra “Linguagem inclusiva na comunicação”, com o coordenador da Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, o relações públicas e mestre em Comunicação Pedro Prata.

De acordo com o diretor de Comunicação da DPE, André Araújo, a linguagem inclusiva é um desafio para todos que lidam com informação, seja ela institucional ou nos veículos de comunicação: “A proposta do Defcom é promover a discussão sobre a implantação da linguagem inclusiva e, sobretudo, a importância dessa linguagem no processo da informação, produção e distribuição de conteúdo”.

Como participar

A participação no Seminário é gratuita e prevê emissão de certificado por meio da Escola Superior da Defensoria Pública. As inscrições serão feitas no dia, horário e local do Defcom (sede da DPE, em Palmas: Quadra 502 Sul, Av. Theotônio Segurado). O telefone de contato é (63) 3218-6745.

Conheça os palestrantes do Defcom:

Pedro Prata - coordenador da Escola de Gente - Comunicação em Inclusão, organização referência em inclusão e acessibilidade premiada pela ONU. Foi coordenador do programa de apoio a organizações sociais do Oi Futuro/Oi, secretário-nacional substituto de Juventude da Presidência da República, chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do RJ e diretor da plataforma de mobilização Change.org. É relações públicas e mestre em Comunicação.

André Araújo - publicitário, cineasta e radialista. Especialista em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias. Foi apresentador do programa CBN TOCANTINS, subsecretário de cultura do Tocantins e produziu e dirigiu filmes pela SuperOito Produções Audiovisuais. Atualmente é chefe da Assessoria de Comunicação da DPE-TO e apresentador do talk show Sem Disfarce.

Cassiano Rolim - bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Vencedor de prêmios regionais de reportagem com o tema dos direitos humanos (TRT-GO 2013 e MPE-TO 2016) e finalista de prêmio nacional de reportagem sobre meio ambiente (SOS Mata Atlântica 2006). Atualmente é repórter do Núcleo Globo e apresentador do Jornal Anhanguera 2ª edição, da TV Anhanguera Tocantins.

Roberta Tum - jornalista com mais de 27 anos de experiência no Tocantins com atuação profissional em assessorias de comunicação e em jornais impressos. É bacharel em Comunicação Social / Jornalismo pelo Ceulp/Ulbra (2008), criadora e editora do site de notícias Portal T1.

Wagner Quintanilha - radialista graduado em comunicação Social (Jornalismo), especialista em Docência do Ensino Superior e professor mestre em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas.  Atua há mais de 30 anos na comunicação.

Wanja Nóbrega - mestre em Jornalismo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), graduada em Comunicação Social (UFPB) e pós-graduada em nível de especialização em Agronegócios (Unitins), em Ciências Políticas e Estratégia Brasileira (UFT/Adesg), e em Gestão Pública (Unitins). Atualmente, é editora de Vida Urbana do Jornal do Tocantins.

Programação de palestras:

é necessário se inscrever para participar. Inscrições feitas no local.

2 de março

8h30: Os desafios da Assessoria de Comunicação – André Araújo

10h00: Entrevista para TV: o processo da reportagem e como se comunicar com o telespectador – Cassiano Rollim

11h00: A rotina do jornal impresso: produzindo notícias e documentando fatos – Wanja Nóbrega

14h00: A comunicação em tempo real: o rádio e a informação instantânea – Wagner Quintanilha

15h30: Comunicação na era digital: pauta positiva e pauta de interesse público – Roberta Tum

3 de março

9h00: Roda de conversa: Comunicação, linguagem inclusiva e direitos humanos

10h00: Linguagem inclusiva na comunicação – Pedro Prata.

Fonte: Defensoria Pública-TO