Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Alunos do Curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial Colocam Conhecimento em Prática

Data do post: 21/02/2018 18:58:00 - Visualizações: (753)

Os alunos do curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) participaram na tarde desta quarta-feira, 21, de uma aula prática na região norte de Palmas.

Setas-TOA atividade envolveu reunião com as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da quadra 407 Norte e entrevistas à população nas principais vias comerciais da região.

De acordo com a técnica em estatística da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Maria Lúcia dos Santos, a aula tem o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de aplicar os conhecimentos recebidos na elaboração de um diagnóstico da realidade local. “Queremos que os participantes sejam capazes de identificar as situações de vulnerabilidade presentes na cidade e, da mesma forma, que eles possam fazer este trabalho ao voltarem para seus municípios”. Explicou a técnica.

O curso que teve início nesta segunda-feira, 19, e segue até sexta-feira, 23, no Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, em Palmas.Serão capacitados 100 colaboradores de diversos municípios do Estado, além de servidores estaduais compreendendo uma carga-horária de 40 horas.

Setas-TOPara a técnica de referência da Assistência Social no município de Abreulândia, Patrícia Aparecida de Farias, a experiência tem sido enriquecedora. “Este curso, apesar de breve, tem nos oferecido ferramentas que vão nos ajudar a identificar o público em vulnerabilidade de nossas localidades. Isso é fundamental para apontarmos as melhorias necessárias”, pontuou ela.

Já Maria Jarisete Souza faz parte da rede de proteção social da cidade de Sandolândia e afirmou que a partir do curso olhará para a realidade a sua volta com outros olhos. “As aulas tem sido muito importantes. Acredito que agora ficará mais fácil identificar o que precisa ser feito em nossos municípios para melhora a qualidade de vida das pessoas”, colocou a aluna.

Sobre o curso

Setas-TOO curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do SUAS é ministrado pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS) e faz parte da terceira etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). Tem o objetivo de atender a profissionais de nível superior que trabalham na área da Vigilância Socioassistencial nos municípios e também os técnicos da Setas.

O que é Vigilância Sociossistencial

Trata-se de uma área vinculada à Gestão do SUAS que tem como responsabilidade a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.

Fonte: Setas-TO