Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Presidente da FAET Lança 'O Campo na Classe Média no Tocantins' em Formoso do Araguaia

Data do post: 22/02/2018 16:31:15 - Visualizações: (866)

A presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Kátia Abreu, lançou no assentamento Lagoa da Onça, município de Formoso do Araguaia, o programa "O Campo na Classe Média no Tocantins" . 

FAET-TOO programa inicialmente atenderá 300 produtores rurais, e tem como objetivo principal aumentar a classe média do campo, retirando os produtores da classe D e E, e elevando para a classe C, acima.

A presidente explicou como o novo programa do SENAR vai funcionar nos quatro municípios do Tocantins: Araguatins, Augustinópolis, Couto Magalhães e Formoso do Araguaia, os quais foram escolhidos com base nos dados do censo agropecuário do IBGE.

A exemplo de Formoso do Araguaia, o levantamento do IBGE, aponta que 75% da população rural está na classe D e E, ou seja ganha menos de três salários mínimos, e na sua maioria tem renda de até R$ 1.200, 00 reais mensais.

"É preciso reverter essa situação, combater a desigualdade social. Dá condições para essas pessoas viverem dignamente, elevar suas rendas pelo menos para três salários mínimos " defendeu a presidente.

Segundo Kátia, será realizado um diagnóstico de porteira em porteira para identificar essas famílias que pertencem a essas classes D e E, e também suas atividades predominante. Esse trabalho será realizado em parceria com SEBRAE. Após esses levantamentos, o SENAR dará consultoria por 2 anos a esses produtores, nas áreas de associativismo, cooperativismo. Além de aplicar cursos voltados para a atividade econômica , qualificação em gestão e informática.

De acordo com a presidente projetos semelhantes no Paraná e Rio Grande do Sul tiraram os pequenos produtores da pobreza.

"Eles se uniram para comprar insumos e também para vender suas produções. Esse é o segredo da riqueza e da pobreza, corrigir as imperfeições de mercado." Comparou Kátia Abreu.

Certificação

Na ocasião a presidente também certificou 130 produtores rurais que concluíram os Cursos do SENAR, 4 turmas do Negócio Certo Rural, 1 turma de Tratoristas e 1 turma de Hortaliças.

Fonte: FAET-TO