Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Emenda da Mesa Diretora Propõe Destinar Recursos Diretamente aos Municípios

Data do post: 23/02/2018 17:18:27 - Visualizações: (777)

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Nº 1, de 20 de fevereiro deste ano, prevê alterações na Lei Orçamentária no âmbito das emendas parlamentares. 

Assembleia Legislativa do TocantinsO projeto, de autoria da Mesa Diretora, foi apresentado na sessão desta quinta-feira, dia 22, e já tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).

A emenda altera os parágrafos 10° e 11° do artigo 81 e acrescenta os incisos 19°, 20°, 21°, 22°, 23°, 24° e 25°, ao artigo 81 da Constituição Estadual. A nova redação diz que as emendas individuais ao orçamento serão aprovadas no limite de um inteiro e dois décimos por cento da receita corrente líquida. Antes, o percentual era de um inteiro.

Nos demais incisos ela regulamenta os repasses de recursos do estado para os municípios. A lei prevê que as verbas serão repassadas diretamente, independente da celebração de convênios ou instrumento semelhante e que terão sua utilização vinculada ao objeto definido na emenda.

Para a Mesa Diretora, a justificativa é aprimorar e desburocratizar a execução das emendas parlamentares. Segundo o texto, “com a alocação direta de recursos nas contas de cada município haveria maior agilidade na transferência de verbas, com consequente redução da burocracia, o que geraria economia para o Estado, além de maior autonomia para o município”.

Desta forma, conforme o texto, em vez de a Assembleia votar o orçamento com valores alocados em projetos específicos, os municípios passam a ter mais autonomia para executar os projetos conforme suas necessidades, o que melhoraria a eficiência na alocação de recursos públicos.

Para os deputados a alteração na lei, além de eliminar a burocracia, vai reduzir os altos custos no encaminhamento de projetos, tanto para os municípios como para o Estado.

Fonte: Assembleia Legislativa do Tocantins