Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

CapacitaSuas é Avaliado de Forma Positiva Por Participantes

Data do post: 26/02/2018 09:48:59 - Visualizações: (807)

Com avaliação positiva, profissionais participantes do programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSUAS) retornam para os seus municípios munidos de experiências para o aprimoramento das suas atividades. 

Setas-TONa tarde desta sexta-feira, 23, aconteceu o encerramento de duas turmas do curso de Atualização em Vigilância no auditório do Tribunal de Contas do Tocantins, em Palmas.

Presente na solenidade, o subsecretário da Setas, Homero Barreto, enalteceu o empenho das equipes e destacou a importância da ação governamental para melhorar o atendimento aos usuários do Suas. “A capacitação vem promover a formação adequada dos profissionais que atuam na área de Vigilância Socioassistencial, contribuindo de forma significativa para o nivelamento técnico dos trabalhadores do SUAS que atuam na área”, argumentou.

Para a socióloga e técnica de referência de Vigilância Socioassistencial, Elaine Toricelli Cleto, de Palmas, o curso foi importante para ampliar o conhecimento. “É essencial que os profissionais que atuam no setor de Vigilância tenham total conhecimento da área e a capacitação veio aprimorar ainda mais nosso trabalho”, enfatizou.

As aulas teóricas serão transformadas em um bom desempenho dos trabalhos diários é o que garante a assistente social, Polyana de Souza Franca, do município de Colinas do Tocantins a 270 km de Palmas. “O capacitaSuas foi extremamente importante para o desenvolvimento e o crescimento de cada profissional que participou nesses cinco dias de capacitação, aqui tiramos nossas dúvidas e adquirimos uma bagagem de conhecimento que colocaremos em prática no dia-a-dia”, disse.

Sobre o curso

Setas-TOCoordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com a Setas, o curso de Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas no Tocantins é ministrado pela Empresa de Pesquisa do Sul de Minas (UNIS) e tem por objetivo ofertar formação e capacitação permanente para profissionais, gestores, conselheiros e técnicos da rede socioassistencial do SUAS e faz parte da primeira etapa do CapacitaSuas.

Vigilância Socioassistencial

A Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), em seu art. 2°, situa a Vigilância Socioassistencial como um dos objetivos da política da Assistência Social, e no art. 6º-A é definida como “um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território”.

Durante o curso forma abordados temas como a definição da vigilância socioassistencial e seus objetivos, as conceituações evocadas pela vigilância como risco, vulnerabilidade e território e os processos de como pesquisar e buscar os indicadores dentro da vigilância socioassistencial; apresentados em aulas teóricas e práticas em laboratório e campo.

Próximas turmas

Ciente da importância da educação permanente, a Setas prioriza ações de formação para os atores do SUAS, ampliando o número de participações a cada ano. Para a gerente de Gestão do SUAS, Gildethe Envagelista de Macedo, a capacitação dos técnicos é de extrema importância e uma grande oportunidade de aprender mais e trocar experiências com os trabalhadores de outras localidades do Tocantins.

Setas-TO“Durante a capacitação contemplamos a participação de técnicos municipais de 75 municípios tocantinenses, com o objetivo de qualificar os profissionais da área de Vigilância Socioassistencial que atuam na execução da política de assistência social”, explicou.

A gerente argumentou ainda, que na próxima reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) será escolhido e pactuado mais um curso do CapacitaSuas para ser ofertado este ano aos trabalhadores do SUAS.

Programa CapacitaSuas

O CapacitaSuas conta com oito cursos e o  Estado do Tocantins aderiu a três. As capacitações foram realizadas no período de 2015 a 2016, com carga horária de 40 horas, e participarão 725 alunos, entre gestores, trabalhadores e conselheiros do SUAS. Em 2018, mais 100 profissionais ligados ao Sistema foram capacitados.

Fonte: Setas-TO