Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Internos do Case Tomam Banho em Pia Por Falta de Chuveiro, Identifica Nudeca em Vistoria

Data do post: 26/02/2018 09:53:51 - Visualizações: (1049)

Situação ocorre no Bloco C, onde há 15 adolescentes internos. Vistoria foi realizada pelo Nudeca nesta sexta-feira, 23.

Defensoria Pública-TOPor falta de chuveiro no Bloco C do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, 15 adolescentes internos no local precisam tomar banho de forma improvisada, usando uma pia e um pote de sorvete ou caneca. O local destinado para o banheiro dos alojamentos é apertado, com menos de um metro quadrado para a pia e o vaso. No Bloco C, a divisão entre os espaços para banho e sanitário é feita com um cobertor. A situação precária foi identificada pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em vistoria realizada nesta sexta-feira, 23.

“Arrumamos um pote velho de sorvete e uma caneca, aí o jeito é tomar banho jogando água, não dá pra ficar sem banho. O ruim é que o quarto molha todo, mas fazer o quê”, disse um dos socioeducandos. Ele está em um alojamento com capacidade para três pessoas, mas o espaço tem, ao todo, cinco socioeducandos. Conforme equipe responsável pelo Case, os banheiros do Bloco C nunca tiveram chuveiro. Desta forma, o único pavilhão com chuveiro é o B, pois o A está desativado há anos por falta de infraestrutura.

A vistoria da DPE foi realizada pelo Núcleo Especializado de Defesa da Criança e do Adolescente (Nudeca). Na ocasião, os defensores públicos Daniel Gezoni (coordenador substituto do Nudeca) e Maurina Santana, acompanhados da equipe do Nudeca e de técnicos do Case, visitaram as principais instalações do local e conversaram com os adolescentes.

Problemas

Conforme a vistoria, o Bloco C possui a situação mais grave do Case, pois não há ventilação e iluminação adequada. No local, foi iniciada uma reforma há cerca de dois anos, que até o momento não foi concluída. A vistoria da DPE-TO identificou, ainda, superlotação nos dois pavilhões em funcionamento, visto que os alojamentos têm capacidade para três pessoas e acolhe até cinco pessoas, atualmente.

Defensoria Pública-TOA quadra de esportes possui muitos buracos, goteiras e rachaduras no teto, correndo o risco de ceder a qualquer momento. Ao lado do Case  está localizado o Centro de Internação Provisória Masculina e Feminina de Palmas (Ceip). No mês de novembro, uma forte chuva derrubou o muro que divide os dois terrenos, porém, ele ainda não foi reerguido, pois a obra foi iniciada e não concluída.

Em funcionamento

O serviço de assistência de saúde (odontologia e enfermagem) e a escola estão funcionando normalmente. No local, há atividades extracurriculares e de lazer como piscina, campeonatos de futebol, horta comunitária e aulas de serigrafia e informática, fruto de uma parceria com o projeto “Socieducar – Unidos para Vencer”, de iniciativa da Defensoria Pública com apoio da Secretaria Estadual da Cidadania e Justiça (Seciju).

O projeto contava também com aulas de violão, porém, as atividades estão paralisadas por falta de professor.

Case

O Case conta, atualmente, com 32 adolescentes internos. O espaço é composto por três blocos de alojamentos (um está desativado), refeitório, quadra poliesportiva, escola, salas para oficinas, capela, piscina, pátio para exercícios físicos ao ar livre, salas da administração, estacionamento e guarita, distribuídos em 33.468, 45 m².

Fonte: Defensoria Pública-TO