Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Defesa Civil Auxilia Coordenações Municipais em Período de chuvas

Data do post: 26/02/2018 14:53:59 - Visualizações: (799)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec-TO) continua os trabalhos de campo junto às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, nos principais municípios atingidos pelas fortes chuvas ocorridas nos meses de janeiro e fevereiro no Tocantins.

Corpo de Bombeiros MilitarSegundo o diretor executivo da Cedec, major Diógenes Madeira de Oliveira, duas equipes estão em campo, sendo uma região de Pium, Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dueré, Formoso do Araguaia e Santa Rita do Tocantins ajudando os coordenadores municipais na confecção dos relatórios de avaliação de danos e prejuízos e no apoio operacional com ações de socorro aos produtores rurais.

Essas cidades tiveram um alto volume de chuvas, nos últimos 20 dias, tendo suas plantações e estradas alagadas, razão que levou a Cedec-TO, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) a sobrevoarem a região na última terça-feira, 20.

Major Diógenes informa que a outra equipe se encontra em São Sebastião do Tocantins, extremo Norte do Estado, socorrendo as vítimas das enchentes daquela localidade. “A Defesa Civil Estadual continua acompanhando a situação inloco nos Corpo de Bombeiros Militarmunicípios atingidos pelas enchentes, levando apoio técnico e operacional para que seja feito um levantamento minucioso do danos e prejuízos causados pelas chuvas intensas e, consequentemente, os estragos causados pelas cheias dos rios da região”, disse.

O diretor executivo explica que a produção dos relatórios de avaliação de danos e prejuízos é “de fundamental importância porque vai nos dar um panorama real da situação com o levantamento das perdas e prejuízos econômicos tanto dos produtores quanto dos próprios municípios”.

De acordo com Diógenes, a equipe da Cedec-TO tem orientado cada coordenador municipal, produtor rural e poder público local, quanto à necessidade de acompanhamento das ações tais como restabelecimento de vias de acesso e confecção de documentos pertinentes às Defesas Civis de cada cidade.

Alerta de desastres naturais via SMS

Corpo de Bombeiros MilitarAlém dos respectivos auxílios, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec-TO) emitiu a primeira notificação via SMS para cadastramento no sistema de alertas em caso de ocorrência de desastres naturais no Tocantins na última quarta-feira, 21. Os celulares do Tocantins já estão recebendo a mensagem: “Defesa Civil Informa: Novo serviço de envio de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. Para se cadastrar responda para 40199 com o CEP de interesse”.

O sistema é desenvolvido pelo Governo Federal por meio das operadoras de telefonia móvel e as mensagens de alerta serão emitidas pela Cedec. Se o usuário, por algum motivo, não receber esse comunicado, ele poderá enviar um SMS para 40199 com os CEPs de interesse. Em ambos os casos, o usuário receberá um informe indicando se o cadastro foi realizado.

“Não há motivo para pânico, o serviço serve para orientar a população a agir preventivamente evitando danos em decorrência das condições climáticas”, afirmou o Coordenador Adjunto de Defesa Civil no Estado, e subchefe do Estado Maior tenente coronel dos bombeiros, Peterson Queiroz de Ornelas.

Fonte: Corpo de Bombeiros Militar