Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

MPTO Participa da Elaboração do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público Brasileiro

Data do post: 01/03/2018 20:02:38 - Visualizações: (723)

O Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE) participou da reunião de trabalho do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público brasileiro (PEN 2020 – 2029), realizada em Brasília na manhã desta quarta-feira, 28 de fevereiro, no plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Ministério Público EstadualO presidente da Comissão de Planejamento e Gestão Estratégica do MPE, Promotor de Justiça Célio Sousa Rocha, representou o Procurador-Geral de Justiça, Clenan Renaut de Melo Pereira, no evento.

A iniciativa, promovida pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP), consolida o início das atividades para a construção do novo PEN 2020 – 2029 e a adesão ao “Pacto pelo Planejamento Estratégico do Ministério Público”.

O conselheiro e presidente da CPE/CNMP, Sebastião Caixeta, em discurso de abertura, ressaltou que o encontro representa um momento especial para o CNMP e para o MP brasileiro. Para Caixeta, “o lançamento das atividades de construção do PEN 2020 – 2029 é um importante marco em meio ao desafio de planejar o futuro das ações do MP diante de um contexto adverso”.

Ainda na oportunidade, Ana Lara Camargo de Castro, membro auxiliar da CPE, apresentou os participantes do Grupo de Trabalho para a Elaboração do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (GT-PEN) e afirmou: “Vamos construir um novo planejamento estratégico nacional porque reconhecemos a importância da maturidade e da experiência do CNMP”. Já o secretário de gestão estratégica do Conselho, Weskley Rodrigues, expôs a proposta de escopo do projeto que definirá a construção do PEN 2020 – 2029. O trabalho resultará na elaboração de um documento que será apreciado pelo Plenário do CNMP a fim de, efetivamente, ser implementado após aprovação.

Comissão de Planejamento Estratégico

A CPE/CNMP tem o objetivo de atuar na consolidação da unidade e integração do MP brasileiro, por meio da condução do processo democrático de planejamento e das diretrizes de ação, bem como da formulação de indicadores de desempenho, da análise de indicadores e estatísticas institucionais e da troca de experiências em gestão com as unidades do Ministério Público brasileiro. A comissão é responsável pela gestão do planejamento estratégico nacional do Ministério Público, com a competência de atuar para o incremento da eficiência e do desenvolvimento institucionais.

Fonte: Ministério Público Estadual