Alunos Fazem Plantio de Árvores na Nascente do Córrego Lajinha em Tocantinópolis

Data do post: 04/03/2018 00:59:40 - Visualizações: (1252)    Imprimir

Estudantes da Escola Estadual Pio XII e do Curso Técnico em Controle Ambiental, do Colégio Estadual José Carneiro de Brito tiveram nesta sexta-feira (2), uma manhã de consciência ambiental na área de preservação da nascente do Córrego Lajinha em Tocantinópolis.

Foto: Dirceu LenoFoto: Dirceu LenoAnterior à realização da atividade, os Brigadistas do Município fizeram uma força tarefa, onde preparam o local para que os educandos plantassem as mudas de árvores visado a recuperação e preservação da nascente. A ação conjunta da Prefeitura de Tocantinópolis e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teve a parceria do Naturatins e da Brigada Municipal e das instituições de ensino acima citadas.

As atividades foram acompanhadas pelo coordenador do Meio Ambiente, Emivaldo Aguiar; do inspetor do Naturatins e vereador, Lamarck Pimentel; do gerente do Prev/Fogo, Alexandre Conde; e dos professores Maristelina Coelho; Márcio Ribeiro; Emanuelle Silva e Moab Ribeiro.

Foto: Dirceu LenoCom bastante entusiasmo e dedicação, os alunos participaram da atividade plantando dezenas de árvores. Ao todo foram 250 mudas plantadas pelos estudantes, brigadistas e equipe participante. O plantio faz parte do projeto “Recuperação e Proteção de Nascentes”, o qual é desenvolvido pela Secretaria Municipal do Meio de Tocantinópolis.

As mudas, doadas pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), são espécies nativas do bioma da mata atlântica e do cerrado que vão ajudar a reflorestar as margens dos córregos e ribeirões e arborizar áreas urbanas e rurais de Tocantinópolis. Esta foi a segunda vez que a ação foi desenvolvida. No primeiro ato, realizado no mês de janeiro, foram plantadas 150 árvores. Ao todo já contabiliza 400 mudas plantadas na área que compreende a nascente do Córrego Lajinha.

Foto: Dirceu LenoEmivaldo destacou que os objetivos da ação é promover a conscientização dos alunos e consequentemente, preservar as nascentes. “Temos nos preocupado em promover estas ações a fim de conscientizar nossos estudantes quanto da importância da proteção ambiental, sobretudo, com foco na preservação de nascentes. Esse trabalho de plantio de árvores auxilia na recuperação da nascente. Os alunos estão conscientes da importância do cuidado para com o meio ambiente, e a parceria entre as instituições educacionais e órgãos estaduais nos dão a credibilidade para que esse trabalho seja de fato realizado em nosso município”, salientou o coordenador do Meio Ambiente.

Lançado em 2015, o “Projeto de Recuperação de Nascentes” prevê ainda ações continuadas de sensibilização em atividades socioambientais, com foco na sustentabilidade. De acordo, com inspetor do Naturatins, Lamarck Pimentel, desde que o projeto foi lançado, foram realizados monitoramentos de várias nascentes de mananciais importantes, e a busca de parcerias para ampliar e melhorar os trabalhos tem sido fortalecidas.

Foto: Dirceu Leno“Nessa etapa estamos fazendo o plantio de espécies nativa e próprias para recuperação de matas ciliares pensando em restaurar estes ecossistemas tão importantes para o equilíbrio ambiental da nossa região. Além da nascente do Córrego Lajinha, estaremos também trabalhando com algumas vertentes do Ribeirãozinho, Ribeirão Pira, Jenipapo entre outros que nascem dentro do município de Tocantinópolis. O projeto também tem um viés para Educação Ambiental, pois vários parceiros como a Brigada Municipal, e alunos do Curso de Controle Ambiental do Colégio José Carneiro de Brito entre outras escolas do município tem participado e veem sendo orientados para serem multiplicadores dessa iniciativa”, destacou Lamarck Pimentel.

Foto: Dirceu Leno

Fonte: Dirceu Leno/Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Diário Oficial da Terça Feira (14), Traz Aviso de Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126 Trecho Tocantinópolis/Ribeirão Grande

Foto da notícia

Data: 15/08/2018 22:45:42 - Visualizações: 2367

Notícias Relacionadas

15/08/2018
Diário Oficial da Terça Feira (14), Traz Aviso de Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126 Trecho Tocantinópolis/Ribeirão Grande

13/08/2018
Procissão das Águas Integra Festejo em Honra à Padroeira de Tocantinópolis

10/08/2018
Com a Absolvição dos Acusados, Fica a Pergunta: Quem Matou Romildo Alves?

09/08/2018
Acusados de Degolar Homem em 2016 Vão a Júri Popular Nesta Quinta Feira (09), em Tocantinópolis

06/08/2018
Dupla que Pretendia Assaltar o Correio de Tocantinópolis é Interceptada e Presa em Aguiarnópolis

06/08/2018
Homem é Preso Pela Polícia Militar de Tocantinópolis por Tentativa de Homicídio

Todas as Notícias