Após Denuncias nas Redes Sociais de Poluição ao Rio Tocantins, Bonasa Emite Nota de Esclarecimento

Data do post: 04/03/2018 01:10:52 - Visualizações: (3894)    Imprimir

Na nota a empresa relatou que vem atuando por meio de um cronograma de ações efetivas de melhorias e aperfeiçoamento de suas operações, visando evitar qualquer transtorno à comunidade.

Nota de esclarecimento

Imagem do Google MapsA BONASA ALIMENTOS S/A, empresa de alimentos com unidades agroindustriais, operando no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Tocantins, reafirma às comunidades regionais que a unidade de Aguiarnopolis (TO), cumpre todas as exigências da legislação federal, estadual e municipal, inerentes às indústrias processadoras de carnes e mantém rigoroso monitoramento dos itens relacionado à cadeia produtiva.

A empresa é reconhecida nas localidades onde atua, como importante agente de desenvolvimento econômico-social, gerando atualmente nas regiões Norte do Tocantins e Sul do Maranhão 992 (novecentos e noventa e dois) empregos diretos, em 07 (sete) municípios desta região, sendo reconhecida como a maior empregadora do Norte do estado do Tocantins.

Referente a fatos noticiados recentemente por meio das redes sociais, a BONASA esclarece que vem atuando por meio de um cronograma de ações efetivas de melhorias e aperfeiçoamento de suas operações, visando evitar qualquer transtorno à comunidade. E que fatos isolados não podem ser generalizados de forma a comprometer todo um trabalho sério e transparente que a empresa vem desenvolvendo a fim de viabilizar a atividade nesta região.

Dentre as ações em implementação, podemos destacar:

1) Início de funcionamento da ETE - Estação de Tratamento de Efluentes em julho de 2017, com investimento na ordem de R$ 2 milhões. Encontra–se em pleno funcionamento e apresenta bons resultados, permitindo realizar todo o tratamento de resíduos sólidos e líquidos;

2) Monitoramento especifico do tratamento da água captada e posterior destinação ao Rio Tocantins, por meio de análises laboratoriais especificas, conforme exigências de órgãos ambientais e dos programas que nos habilitam a exportar para 86 países do Oriente médio, Ásia, África e Continente Americano, devidamente aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

3) Esclarecemos ainda, que o ponto de coleta de água pela empresa, fica abaixo do ponto de devolução da água tratada, e análises tem comprovado que a qualidade devolvida ao rio é superior à coletada;

4) Início de operação imediata de uma nova caldeira, cuja capacidade é o dobro da atual, o que permitirá uma maior produção de vapor, e consequente, redução no tempo de processamento dos subprodutos para produção de farinhas e óleo, com investimento da ordem de R$ 1,5 milhão;

5) Aperfeiçoamento do sistema de tratamento de gases e sequestradores de odores na fábrica de subprodutos, filtrando assim os gases decorrentes do cozimento/processamento das vísceras, penas e demais resíduos provenientes do abate das aves;

Por último, é importante informar que está agendada uma reunião de alinhamento e esclarecimentos com representantes da comunidade, poder público local e representantes da Bonasa (Gestores e Corpo Técnico Ambiental) para o dia 09/03/2018, na sede da empresa, a fim de que seja detalhado o assunto em questão e cronograma das ações.

Esclarecemos ainda que a empresa tem se empenhado no sentido de cumprir todas as exigências legais referentes aos órgãos oficiais competentes.

Por fim, a Bonasa tem como premissas, o respeito ao meio ambiente, o bem-estar animal e, principalmente, o respeito ao público, contribuindo com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e com a melhoria econômica e social da região.

Nos colocamos à disposição para maiores esclarecimentos, caso se faça necessário.

Bonasa Alimentos S.A

Fonte: Redação do Tocnoticias

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Nêgo D´água Afundando: Prefeito de Angico (TO) Pode Perder o Cargo Por Improbidade Administrativa

Foto da notícia

Data: 14/10/2018 01:54:29 - Visualizações: 2752

Notícias Relacionadas

21/09/2018
Mais 3 Turmas do Proerd São Formadas na Cidade de Aguiarnópolis/TO

05/09/2018
Adapec Apreende Três Toneladas de Sementes Irregulares na Barreira Fixa de Aguiarnópolis

02/09/2018
Mês de Setembro Inicia com Duas Mortes Por Acidentes de Trânsito em Aguiarnópolis (TO)

30/08/2018
Mais Uma Vez a Prefeitura de Aguiarnópolis Antecipa o Pagamento dos Servidores Municipais

27/08/2018
População de Aguiarnópolis Recebe Mais Três Ambulâncias Novas

27/08/2018
Aguiarnópolis/TO: Polícia Militar Recebe Homenagem Alusivo ao Dia do Soldado

Todas as Notícias