Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Naturatins Discute com Parceiros Consórcio de Desenvolvimento Para o Jalapão

Data do post: 06/03/2018 13:10:15 - Visualizações: (712)

Com o objetivo de criar um Consórcio para o Desenvolvimento da região do Jalapão, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 5, na sede do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), uma reunião com representantes do executivo municipal das cidades de Novo Acordo, Lizarda, Ponte Alta do Tocantins, Santa Tereza, Rio Sono e São Félix.

Naturatins-TOA reunião coordenada pelo superintendente de Gestão Ambiental do Naturatins, Natal Cesar Alves de Castro, teve a participação de dois representantes da Secretária de Planejamento e Orçamento (Seplan).

Na pauta do encontro foram apontados fatores dentre eles, melhoria no seguimento do turismo, infraestrutura, segurança, cultura e saúde, como a forma adequada de depositar o lixo, isto é, a definição de ações e planejamento dos municípios, que visem colaborar com as questões de gerenciamento dos resíduos sólidos.

Natal César Alves de Casto explicou que como o Naturatins já possui o apoio do Sebrae, Seden, municípios e da Seplan, agora o propósito será criar um consórcio de múltiplas funções como, a criação de um aterro sanitário em um município que possa receber os seus próprios resíduos, além de mais duas outras duas cidades. Ele também salientou que o Consórcio irá contribuir com a infraestrutura dos atrativos turísticos, como a pesca esportiva, turismo de aventura, religioso e cultural. “Em Lizarda temos a Festa dos Caretas que poderá ser mais bem incrementada, no sentido de gerar renda para a população”, adiantou.

Naturatins-TOPara a prefeita do município de Lizarda Suelene Lustosa Matos, a reunião desta segunda-feira, foi muito proveitosa. “A criação deste Consócio será muito positiva, principalmente para os pequenos municípios, porque será uma excelente alternativa para manter a nossa cultura, além de fortalecer a nossa economia. A nossa cultura foi se perdendo ao longo do tempo, justamente por não termos políticas de planejamento para mantermos a nossa história”, manifestou.

Além da criação do Consórcio, o encontro resultou na indicação dos membros. O nome do prefeito de Novo Acordo Elson Lino (Dotorzim), foi indicado para ser o presidente do Consócio. “O nome do prefeito de Novo Acordo foi muito bem recebido por todos os participantes. A escolha ocorreu também, pelo município estar mais centralizado na região do Jalapão, ressaltou Natal Cesar.

Questões fundiárias

“A ideia de criação do Consórcio surgiu do mini consórcio que já existia, o qual  era formado pelos municípios de Novo Acordo, Santa Tereza e Lagoa do Tocantins. A intenção do Naturatins é expandir para oito municípios. Temos que escolher o local de funcionamento para abrigar a sede do Consórcio. E outro aspecto relevante é que, com a criação do Consórcio, os prefeitos poderão captar recursos, inclusive para a contratação de uma equipe Naturatins-TOmultidisciplinar para executar projetos como do Plano Diretor e questões fundiárias, muito comuns na região”, concluiu.

Raul Rodrigues de Freitas Júnior, representante da Seplan, afirmou que a Secretaria tem como objetivo contribuir tecnicamente para criação de  um Consórcio Multifinalitório, ou seja, dar apoio aos representantes do executivo municipal do Jalapão, para que eles consigam resolver problemas comuns a todos. “A região tem dificuldades com infraestrutura do lixo, das estradas, do turismo, dentre outras”, destacou.

“Para esta semana esta prevista a confecção da Minuta do Protocolo de Intenções que vamos executar e encaminhar aos prefeitos. Se todos concordarem, o documento será encaminhado as Câmaras Municipais dos respectivos municípios, que irão votar e aí sim, poderá aprovar a criação do Consórcio”, finalizou.

Fonte: Naturatins-TO