Seminário Realizado Pela FAET e o SENAR Debate a Cadeia Produtiva do Leite

Data do post: 06/03/2018 19:12:32 - Visualizações: (454)    Imprimir

Mais de 300 produtores rurais do município de Gurupi e região, participaram do Seminário sobre Bovinocultura de Leite, “experiências e práticas em Bovinocultura de Leite”, foi o tema do evento.

FAET-TO

O seminário foi realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Com o objetivo de despertar nos produtores as potencialidades do leite no estado, o evento contou com a participação da presidente da FAET/SENAR, Kátia Abreu, que fez uma palestra com o tema: A Maior e Mais Nova Fronteira Agrícola do Brasil (MATOPIBA), o Zootecnista, Cristiano Nassif, mestre em produção de ruminantes, que fez a palestra: Gestão Eficiente de Propriedades Leiteiras, e o Engenheiro Agrônomo Duarte Vilela, pesquisador da Embrapa que realizou palestra abordando o tema: Cenário e Perspectivas da Produção do Leite.

O palestrante Cristiano Nassif, mestre em produção de ruminantes, demonstrou em sua palestra a variação de produção nos estados da região norte em 2015 e 2016, enfatizando a elevação da produtividade no estado do Tocantins e ressaltou que tal crescimento é fruto do trabalho de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), realizado pelo SENAR em 2013.

A presidente Kátia Abreu em seu discurso relembrou a realização do Programa Travessia Leite, executado pelo SENAR em parceria com o SEBRAE, no período de 2013 a 2015, que ofertou consultorias tecnológicas e inovação para mais de 4.000 produtores rurais no estado, principalmente na região Sul, Central e Bico do Papagaio. O programa Travessia Leite contou com a participação de 93 técnicos de campo, 6 supervisores e o investimento foi de mais de R$ 14.000.000, fruto de parceria entre o SENAR e SEBRAE.

“Realizamos um trabalho árduo de persistência, tinha muitos produtores que resistiam em participar, nós tínhamos o dinheiro e eu queria conseguir fechar nossas metas, mas existia a resistência por parte de alguns produtores, mas com muita determinação, conseguimos superar as expectativas e fechar os resultados com 4.000 produtores assistidos neste projeto, e eu tenho certeza que estão aí os resultados dos nossos esforços”. Relembrou Kátia.

Os produtores presentes no evento também tiveram a oportunidade de presenciar o depoimento de um produtor de leite de São João da Paraúna Goiás, o senhor Éber Gomes Brandão, que veio pessoalmente contar sua historia de sucesso, o produtor explicou desde o início como fez para superar as dificuldades enfrentadas no dia-dia e hoje ter se tornado um produtor bem-sucedido. “Iniciei produzindo 130 litros por dia e hoje estou produzindo 1.250 litros, tudo isso é fruto de muito trabalho e dedicação, me sinto um produtor realizado, e venho mostrar para vocês que com muita coragem e garra conseguimos vencer os obstáculos e se tornar um grande produtor de sucesso” Comemorou o produtor Éber.

Fonte: FAET-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

"Por Mais Violenta Que Seja Nós Vamos Tomar Providências". Diz Bonifácio Sobre a Paralisação das Obras de Pavimentação da TO-126

Foto da notícia

Data: 10/12/2018 18:38:08 - Visualizações: 1046

Notícias Relacionadas

10/12/2018
Acusados de Roubar e Incendiar Bar São Condenados

10/12/2018
Adapec Celebra 20 Anos de História

10/12/2018
Polícia Militar Prende Homens Por Roubo e Recupera Moto Roubada

10/12/2018
Detentos São Condenados Por Tentativa de Homicídio na Casa de Prisão Provisória de Paraíso

10/12/2018
Adapec Promove Curso de Emergência Sanitária em Suínos

10/12/2018
Polícia Militar Prende Homem Por Roubo e Recupera Celular Roubado

Todas as Notícias