Órgãos de Fiscalização Apreendem Mais de 900 Quilos de Queijos Impróprios Para Consumo na Região Norte do Estado

Data do post: 08/03/2018 13:39:30 - Visualizações: (324)    Imprimir

Uma ação conjunta entre Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Secretaria da Fazenda e Polícia Civil do Estado do Tocantins, com o objetivo de combater a produção e comercialização de produtos lácteos clandestinos, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 7, nos municípios de Araguaína e Nova Olinda no norte do Estado.

Adapec TocantinsNa operação, a Adapec apreendeu 930 quilos de queijos clandestinos e 130 de creme de soro de leite, além disso, houve dois autos de infração com multa no valor de R$ 10 mil reais para cada estabelecimento fiscalizado.

A ação foi coordenada pela Polícia Civil que solicitou apoio técnico da Adapec para averiguação de fabricação de produtos lácteos sem as devidas condições higiênicas sanitárias e provável fraude envolvendo o estabelecimento clandestino e uma empresa de laticínio.

Em Araguaína

No município de Araguaína, a equipe localizou em uma chácara, uma produção irregular de queijo tipo mussarela, sem as mínimas condições higiênicas sanitárias e sem o devido registro em órgão oficial de inspeção de produtos de origem animal, caracterizando o estabelecimento como clandestino. A produção funcionava em um antigo laticínio abandonado próximo à residência da chácara.

“A sala onde os produtos eram produzidos encontrava-se suja, com restos de produções anteriores e odores pútridos. Identificamos também o uso de equipamentos de madeira, ferro oxidado (faca e macalé), água sem o devido tratamento e certificação de potabilidade para fabricação de alimentos de origem animal, utensílios sujos, denotando que o estabelecimento não possuía condições mínimas para produção de derivados lácteos”, relatou a inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Fernando Loiola Nunes.

No local foram encontrados 13 quilos de queijo tipo mussarela fatiado sem rotulagem, 47 barras de queijo tipo mussarela (04 quilos cada) totalizando 188 quilos sem rotulagem e 43 barras de queijo tipo mussarela (04 quilos cada) totalizando 172 quilos com rótulo de outro laticínio, que não possuía aprovação no serviço oficial de inspeção. Todos os produtos estavam acondicionados em 02 refrigeradores juntamente com outros produtos alimentícios sem o devido controle de temperatura.

Adapec TocantinsPor estar em total desacordo com a Lei Estadual 502/92 e o Decreto 5.751/17 do serviço de Inspeção Estadual, o estabelecimento foi interditado para produção de derivados lácteos, os produtos foram apreendidos e destruídos no aterro sanitário de Araguaína.

Em Nova Olinda

Como as investigações apontavam a participação do proprietário de um laticínio de Nova Olinda com a fábrica clandestina de queijo de Araguaína, a equipe também esteve neste local e encontrou produtos acabados (queijo mussarela) embalados e identificados por meio de etiqueta e produtos fabricados (creme de soro de leite) ambos sem a aprovação do SIE. “A quantidade de produtos fabricados não condizia com a quantidade de matéria-prima recebida pela indústria e registrada em planilhas, o que caracteriza a ausência de controle da rastreabilidade da matéria-prima”, disse a inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Hellen Núbia Maciel Miranda.

A indústria recebeu auto de infração no valor de R$ 10 mil reais e foram lavrados termos de apreensão e inutilização de 550 quilos de queijos clandestinos e mais 130 quilos de creme de soro de leite. Os produtos apreendidos foram também destruídos no aterro sanitário de Araguaína.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Dois dos Três Jovens Acusados de Cortar Palmeiras em Rua de Tocantinópolis São Inocentados da Acusação

Foto da notícia

Data: 21/09/2018 00:46:29 - Visualizações: 3845

Notícias Relacionadas

23/09/2018
Unidade do CIOPAER Auxilia Transporte de Órgãos Doados no Tocantins Pela Segunda Vez em uma Semana

23/09/2018
No Bico do Papagaio, Carlesse Reúne Milhares de Pessoas; “Campanha Segue Cada Vez Mais Forte"

21/09/2018
Vistoria da DPE-TO Constata Ambiente Insalubre, Revistas Vexatórias e Superlotação na Cadeia Pública de Miracema

21/09/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Executar Morador em Situação de Rua

21/09/2018
Defensoria Pública Acompanha Reintegração de Posse de Área do Acampamento Dom Celso, em Porto Nacional

21/09/2018
Polícia Civil Prende Homem Suspeito de Cometer Assalto à Mão Armada

Todas as Notícias