Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Ao Falar de Representatividade, Josi Defende Mais Mulheres na Política

Data do post: 08/03/2018 17:14:47 - Visualizações: (717)

A deputada federal Josi Nunes (MDB/TO) usou o pequeno expediente da sessão de debates da Câmara Federal, desta quinta-feira, 08, para defender a participação de mais mulheres na política.

Deputada Josi Nunes“Infelizmente, as diferenças na ocupação dos espaços por homens e mulheres não se restringem apenas ao âmbito social ou econômico. No meio Político,  a desigualdade de gênero é  muito grande”, destacou.

Segundo a parlamentar, a representatividade  das mulheres ainda  é muito menor  do que deveria, principalmente, se  for considerado o número de eleitoras no Brasil“Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral, dos  144 milhões de votantes no Brasil, mais de 75 milhões (75.226.056) são mulheres , o que corresponde  a 6,4 milhões a mais que homens. Entretanto, mesmo sendo mais da metade dos eleitores brasileiros, a representatividade das mulheres no Congresso Nacional não chegam a 10%. Aqui neste parlamento, ocupamos 45 cadeiras, enquanto os homens ocupam 468 das 513 vagas. A diferença chega ser constrangedora”, salientou.

A tocantinense defendeu ainda, a aprovação da PEC 134/2015, que institui vagas para mulheres no Legislativo. “Todos nós temos plena consciência que se aprovada, a PEC pode melhorar a representatividade da mulher na política. Vale ressaltar que essa PEC já passou  pelo Senado, foi aprovada em duas comissões na Câmara e aguarda apenas a apreciação por este plenário”, completou.

Ao finalizar, Josi parabenizou à todas as mulheres pelo dia 8 de março, data em que é comemorado o dia Internacional da Mulher “Eu quero aqui deixar os meus parabéns a todas as mulheres de Gurupi, que é a minha cidade no Tocantins, a todas as mulheres do Tocantins, a todas as mulheres do Brasil e dizer-lhes que a luta continua.  É importante que nós possamos trabalhar por essa igualdade de gênero. É importante que tenhamos a participação efetiva, e não apenas nos discursos. Parabéns a todas as mulheres!”,  finalizou.

Fonte: Deputada Josi Nunes