59 Municípios Participam de Capacitação do Selo UNICEF em Palmas

Data do post: 12/03/2018 15:53:13 - Visualizações: (126)    Imprimir

“Nós da Assistência Social, tanto quanto da Educação e da Saúde, temos a clareza do que precisa ser construído para os jovens de nosso Estado e precisamos caminhar juntos; e o Articulador do Selo tem que estar sempre confiante e acreditando naquilo que levará para o seu município”.

Setas-TODessa forma a gestora da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) falou sobre a importância da intersetorialidade e do papel do mobilizador na construção das políticas públicas voltadas para os jovens, durante a abertura do 1º Encontro de Capacitação do Selo UNICEF edição 2017-2020, que acontece na segunda e terça-feira, 12 e 13, de 8h às 18h, na Universidade Federal do Tocantins (Unitins), em Palmas.

O evento é voltado a gestores e técnicos municipais com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas, sendo o primeiro momento de aproximação com os municípios após o processo de adesão.

Setas-TO“Estamos iniciando, de fato, o processo de formação dos municípios para esta 3ª edição do Selo UNICEF, com o objetivo de trabalhar com os gestores e articuladores o modo de reduzir as desigualdades existentes entre os municípios, mas fundamentalmente de como garantir os direitos das crianças e adolescentes”, disse o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Antônio Carlos Cabral.

Contando com 59 municípios participantes, essa primeira capacitação discutirá no primeiro dia a metodologia do Selo, os resultados esperados dos municípios participantes, os indicadores que serão monitorados e como os municípios serão avaliados; e no segundo dia será visto como os municípios deverão realizar o 1º Fórum Comunitário, que se constitui para os municípios um momento de engajamento da sociedade e fundamentalmente da participação do adolescente para discutir as políticas que podem melhorar e transformas suas vidas, e é uma etapa obrigatória na realização do Selo.

Setas-TOA adolescente Sofia Soraya Sales Pinto, de 13 anos, falou da importância da participação dos jovens nas políticas públicas que os beneficiam. “Acredito que o jovem tem que ser protagonista. Precisamos quebrar o paradigma de termos as políticas públicas, voltadas aos jovens, pensadas somente por adultos”, disse ela.

O Estado do Tocantins tem 85 cidades que aderiram, até o momento, ao Selo UNICEF; a próxima capacitação será em Araguaína nos dias 15 e 16 de março.

Selo UNICEF

É uma certificação internacional concedida pelo UNICEF aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes, e visa estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Fonte: Setas-TO

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Mantendo a Tradição, Vereador Gerri do Ribeirãozinho Realiza Festa em Homenagem as Mães Tocantinopolinas

Foto da notícia

Data: 19/05/2018 14:34:53 - Visualizações: 1224

Notícias Relacionadas

21/05/2018
Em Porto, Carlesse Reitera Apoio a Apae, Destaca Mutirão de Cirurgias e Visita Órgãos Públicos

21/05/2018
MPE Obtém Condenação de Um dos Autores da Morte de Corretor de Imóveis em Araguaína

21/05/2018
Kátia Abreu Diz na TV que Vai Cumprir Obrigação com o Tocantins no Momento Mais Difícil

21/05/2018
TJTO Aprova Reorganização de Competências em Varas e Juizados da Comarca de Palmas

21/05/2018
Líderes do Agronegócio Orientam Voto em Carlesse: “Governo Sensível às Demandas das Cadeias Produtivas”

21/05/2018
Liminar Atende Pedidos do MPE e Determina Restabelecimento de Estoque de Tornozeleiras Eletrônicas e Reforma da Unidade de Regime Semiaberto de Palmas

Todas as Notícias