Adapec Recebe Acadêmicos da Faculdade Católica em Palestras Sobre Controle da Raiva dos Herbívoros

Data do post: 13/03/2018 13:47:15 - Visualizações: (197)    Imprimir

Na manhã desta terça-feira, 13, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu a visita de três turmas de acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Católica do Tocantins.

Adapec TocantinsNa ocasião, foi apresentando a estrutura do órgão e ministrado palestras sobre o controle da raiva dos herbívoros (bovídeos, equídeos, ovinos e caprinos), pelo responsável pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer a forma de tratamento da doença, como é feito o controle dos morcegos hematófagos (principal transmissor da raiva na zona rural), monitoramento de abrigos dessas espécies, o ciclo rural e urbano da doença, entre outros. “Os futuros profissionais tiveram um panorama geral que envolve a atuação do órgão na prevenção e no controle da doença”, disse José Emerson.

A professora da Faculdade Católica, Benta Natânia Figueiredo, ressaltou a importância desse compartilhamento de informações Adapec Tocantinspara a formação superior. “Nossos acadêmicos têm a oportunidade de conhecer o trabalho efetivo de perto, sanar dúvidas, trocar informações e se interarem da situação atual que envolve todos os aspectos da raiva animal”, pontuou.

Dados

Em 2017, foram realizadas 275 palestras com a participação de 6.224 pessoas em todo o Estado. Neste mesmo período, foram realizadas 560 ações resultando na captura de 2.814 morcegos hematófagos, deixando o Tocantins atrás somente do estado de São Paulo.  Foram feitas 2.932 vigilâncias ativas e registrado apenas 43 focos de raiva. “As ações de controle da enfermidade no Estado têm se destacado no cenário nacional pelos ótimos resultados alcançados, portanto, os futuros profissionais estarão mais conscientes do compromisso em dar continuidade às atividades”, ressalta o presidente da Adapec, Humberto Camelo.

Fonte: ADAPEC Tocantins

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Dois dos Três Jovens Acusados de Cortar Palmeiras em Rua de Tocantinópolis São Inocentados da Acusação

Foto da notícia

Data: 21/09/2018 00:46:29 - Visualizações: 3988

Notícias Relacionadas

23/09/2018
Unidade do CIOPAER Auxilia Transporte de Órgãos Doados no Tocantins Pela Segunda Vez em uma Semana

23/09/2018
No Bico do Papagaio, Carlesse Reúne Milhares de Pessoas; “Campanha Segue Cada Vez Mais Forte"

21/09/2018
Vistoria da DPE-TO Constata Ambiente Insalubre, Revistas Vexatórias e Superlotação na Cadeia Pública de Miracema

21/09/2018
Polícia Civil Prende Suspeito de Executar Morador em Situação de Rua

21/09/2018
Defensoria Pública Acompanha Reintegração de Posse de Área do Acampamento Dom Celso, em Porto Nacional

21/09/2018
Polícia Civil Prende Homem Suspeito de Cometer Assalto à Mão Armada

Todas as Notícias