Tocantinópolis Recebe Prêmio Por Desenvolver Estratégias de Combate à Morte Materna

Data do post: 13/03/2018 14:02:34 - Visualizações: (1137)    Imprimir

Em encontro estadual com o tema “Saúde da Mulher no Tocantins: Apresentando Experiências Exitosas”, realizado na manhã da última quarta-feira (8), no auditório do Palácio do Araguaia, em Palmas, o município de Tocantinópolis teve a oportunidade de apresentar as ações e estratégias de promoção da saúde e do bem-estar das mulheres, tendo como objetivo principal a busca pela redução da mortalidade materna e infantil.

Dirceu LenoRepresentando o município de Tocantinópolis no evento, o enfermeiro André Cruz, destacou que na luta pela vida, as práticas para prevenir mortes maternas por hemorragia, tem sido fundamental na diminuição dos índices de morte materna no mundo e o Estado do Tocantins, em especial a cidade de Tocantinópolis tem se destacado nessa luta árdua.

O Tocantins é considerado pelo Ministério da Saúde (MS), como estado prioritário em termos de morte materna, tendo a hemorragia e a hipertensão como causas principais. Em razão disso, a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), realizou em 2017 treinamento estadual Zero Morte Materna por Hemorragia que teve a presença de vários profissionais enfermeiros e médicos, ficando o desafio de todas as maternidades realizar treinamento a nível local, e o Hospital Municipal José Saboia de Tocantinópolis fez seu papel e realizou treinamento para a equipe onde foi intermediado pelo enfermeiro André Cruz.

Dirceu LenoO Estado do Tocantins foi o pioneiro no Brasil na implementação da estratégia. Nesse sentido, o município de Tocantinópolis recebeu da Secretaria Estadual da Saúde um dispositivo que combate a hemorragia uterina, o TAM (Traje Antichoque Não Pneumático).

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Governo do Tocantins aproveitou para homenagear os profissionais e maternidades que foram destaque estadual no Zero Morte Materna. E por apresentar bons resultados, o município de Tocantinópolis não ficou de fora da premiação, onde na ocasião o enfermeiro André Cruz Morais da Silva recebeu o mérito e foi contemplado com o jaleco destaque estadual, pelo trabalho desenvolvido no município.

André Cruz destaca que receber o mérito de destaque estadual na luta pela vida mostra o seu compromisso de estar à frente da Coordenação de Enfermagem do Hospital Municipal José Sabóia. “Esse prêmio não é só meu mais também de toda a equipe. Agradeço ao prefeito Paulo Gomes pela confiança, ao secretário Jair Aguiar por me apoiar em todas as ações que desenvolvo no Município. Essa valorização que nos foi dada é apenas um início de muito que ainda quero fazer para o bem da nossa população”, pontuou o enfermeiro.

Fonte: Dirceu Leno/ Ascom Prefeitura Tocantinópolis

ATENÇÃO!

Os comentários do Portal Tocnoticias via Facebook, são de inteira responsabilidade do autor, comentários impróprios poderão ser denunciados pelos outros usuários, acarretando até mesmo na perda da conta no Facebook. Procure escrever de maneira clara para que todos possam entendê-lo. Evite o uso de palavrões, acusações sem provas, discriminação ou difamação.

Em Destaque

Após Investigar o "Esquema dos Olintos", Delegado Regional de Araguaína é Demitido. Tiago Daniel de Tocantinópolis Também foi Exonerado

Foto da notícia

Data: 17/11/2018 02:44:30 - Visualizações: 9462

Notícias Relacionadas

14/11/2018
Prefeito Paulo Gomes Apresenta Projeto de Lei que Reduz Alíquota do ISSQN em Tocantinópolis

14/11/2018
Bradesco Inaugura Posto de Atendimento Bancário na Prefeitura de Tocantinópolis

14/11/2018
PM de Tocantinópolis Socorre Vítimas de Tentativas de Homicídio a Tiros

14/11/2018
Prefeito Paulo Gomes Anuncia Construção do Campo de Futebol do Alto Bonito

14/11/2018
Lei do Incentivo Adicional aos Agentes de Saúde e Endemias é Aprovada Pela Câmara Municipal de Tocantinópolis

12/11/2018
Prefeito Paulo Gomes Nomeia o Professor Raeulan Como Novo Secretário da Educação e Cultura de Tocantinópolis

Todas as Notícias