Tocantinópolis - TO
TOCNOTÍCIAS Vocês Fazem a Notícia, Nós Apenas Divulgamos!
Siga-nos
Facebook Youtube Twitter
Linha

Polícia Militar e SSP Realizam Reunião Comunitária Para Criação do CONSEG em Xambioá

Data do post: 15/03/2018 13:17:35 - Visualizações: (864)

O 2º Batalhão de Polícia Militar juntamente com a Assessoria de Polícia Comunitária Estadual da Secretaria de Segurança Pública promoveram uma reunião de implantação do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) na cidade Xambioá-TO.

Ascom 2° BPM

Na ocasião, já foi também aprovada pela comunidade local a instalação de câmeras de monitoramento pela cidade.

Ascom 2° BPMO evento aconteceu na noite desta quarta-feira, 14, no auditório da Câmara Municipal de Xambioá e contou com a presença do Capitão Raimundo Nonato Teixeira Filho – Comandante da 2ª Cia Operacional, Representando o Tenente-Coronel João Márcio Costa Miranda – Comandante do 2º BPM; do Capitão Tiago Monteiro Martins - Assessor de Polícia Comunitária do Estado do Tocantins; do Dr. Marcus Evelin – Secretário de Saúde, representando a Prefeita Municipal Patrícia Evelin, o Sr. Wesley José de Santana – Presidente da Associação Comercial e Industrial de Xambioá – ACIX; do Vereador Paulo Lucena, Representando o Presidente da Câmara Municipal; do Sr. Elidônio – Representando o Presidente da Maçonaria local, outros Vereadores, Secretários Municipais, Representantes das Igrejas, policiais militares e civis, representantes dos comércios, instituições financeiras e comunidade civil em geral.

O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estaduais. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre Ascom 2° BPMcomunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, uma sólida e bem-sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

Na reunião, o assessor de Polícia Comunitária, Capitão PM Thiago Monteiro, discorreu acerca do funcionamento do CONSEG, destacando sua importância frente à segurança pública. Em seguida, foram submetidos os nomes dos indicados para compor a Diretoria Provisória do CONSEG para apreciação da comunidade presente, aproximadamente 60 pessoas, obtendo aprovação unânime.

A reunião definiu também a Comissão Eleitoral que conduzirá a efetivação do CONSEG, sendo composta pelos membros natos da PM e PC, sendo estes policiais da cidade de Xambioá. Em parceria com a prefeitura municipal, a Assessoria de Polícia Comunitária, 2º BPM e o CONSEG Xambioá planejarão a realização do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) na cidade, cujo objetivo é a capacitação da comunidade para a atuação em parceria com a polícia no desenvolvimento de ações que visem à prevenção da criminalidade e o bem estar social. E também foi aprovada pela comunidade local a instalação de câmeras de monitoramento pela cidade. Os empresários locais buscarão os recursos necessários para a implantação desse projeto.

Ascom 2° BPMA Diretoria Executiva Provisória do CONSEG Xambioá, eleita compõe-se das seguintes pessoas: Presidente - Wesley José de Santa; Vice-presidente - José Cândido Neto; 1° Secretário - Marcos Vinicius Aguiar de Alencar; 2° Secretário - Whanderson Pereira Saraiva; 1° Tesoureiro - Ketrya Kelly E. Sousa; 2° Tesoureiro - José Antônio de Jesus Oliveira; Membros natos: da Polícia Militar - Capitão Raimundo Nonato Teixeira Filho e da Polícia Civil – Delegado Breno Campos Alves; e como Representante da Comunidade na Comissão Eleitoral foi indicado o Sr. Erivaldo Ribeiro Leite, da mídia local.

O Tenente-Coronel Miranda – Comandante do 2º BPM, demonstrou-se bastante satisfeito com a criação do CONSEG de Xambioá: “A presença de um Conselho Comunitário de Segurança Pública em Xambioá será de grande importância para maior eficácia no desenvolvimento da proteção de todos os cidadãos local, uma vez que terá uma participação ativa e efetiva da própria comunidade nas resoluções dos problemas de segurança do município. Parabéns a todos os membros da comunidade envolvidos nessa causa”. Disse.

Fonte: Ascom 2° BPM